Frases de "Erich Fromm" sobre "MICROSCóPIOS"
"Se eu amo a outra pessoa, sinto um com ele, mas com ele como ele é, não como eu preciso dele para seja como um objeto para o meu uso. O respeito implica assim a ausência de exploração: permite que a outra seja, mudar e desenvolver "de maneira própria". Isso requer um compromisso de conhecer o outro como um ser separado, e não apenas como um reflexo do meu próprio ego. De acordo com a Velleman desse desabileza e a capacidade de ver o outro, pois eles realmente são em destaque em nossa disposição de arriscar a auto-exposição."
--- Erich Fromm
"é amor uma arte? Então requer conhecimento e esforço. O amor não é um sentimento espontâneo, uma coisa que você cai, mas é algo que requer pensamento, conhecimento, cuidado, dar e respeitar. E é algo que é raro e difícil de encontrar no capitalismo, que commodifica a atividade humana."
--- Erich Fromm
"Inveja, ciúme, ambição, qualquer tipo de ganância são paixões; O amor é uma ação, a prática do poder humano, que pode ser praticada apenas na liberdade e nunca como resultado da compulsão. O amor é uma atividade, não um efeito passivo; É uma "posição", não uma "caindo". Da maneira mais geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando que o amor é principalmente dando, não recebendo."
--- Erich Fromm
"Também na sociedade ocidental contemporânea a união com o grupo é a maneira prevalente de superar a separação. É uma união que o eu individual desaparece em grande medida, e onde o objetivo é pertencer ao ouvido. Se eu sou como todo mundo, se eu não tenho nenhum sentimento ou pensamentos que me torne diferente, se eu estiver em conformidade em costume, vestido, idéias, para o padrão do grupo, eu sou salvo: salvo da experiência assustadora da solidão."
--- Erich Fromm
"Psychoanalysis, que interpreta o ser humano como ser socializado, e o aparato psíquico como essencialmente desenvolvido e determinado através da relação do indivíduo para a sociedade, deve considerar o dever de participar da investigação de problemas sociológicos na medida do ser humano ou sua psique joga qualquer parte."
--- Erich Fromm
"Uma das piores formas de sofrimento mental é o tédio, sem saber o que fazer com a si mesmo e a vida. Mesmo que o homem não tivesse monetário, ou qualquer outra recompensa, ele estaria ansioso para gastar sua energia de alguma forma significativa, porque ele não suportava o tédio que a inatividade produz."
--- Erich Fromm
"O ritmo da ciência força o ritmo detécnica. Física teórica força a energia atômica em nós; A produção bem sucedida da bomba de fissão força sobre nós a fabricação da bomba de hidrogênio. Nós não escolhemos nossos problemas, não escolhemos nossos produtos; Nós somos empurrados, somos forçados - por quê? Por um sistema que não tem propósito e objetivo transcendendo-o, e que faz com que o homem seu apêndice."
--- Erich Fromm
"Liberdade não é Um atributo constante que nós "temos" ou "não temos". Na verdade, não existe "liberdade", exceto como uma palavra e um conceito abstrato. Há apenas uma realidade: o ato de libertar-se no processo de fazer escolhas. Neste processo, o grau de nossa capacidade de fazer escolhas varia de cada ato, com a nossa prática da vida."
--- Erich Fromm
"Não há palavra em nosso idioma que tenha sido tão mal utilizado e prostituído como a palavra amor. Foi pregado por aqueles que estavam prontos para tolerar toda crueldade se atendesse ao seu propósito; Tem sido usado como disfarce sob o qual forçar as pessoas a sacrificar sua própria felicidade, a submeter-se a toda a sua para aqueles que lucrarem com essa rendição. [...] Foi feito tão vazio que, para muitas pessoas, o amor pode significar não mais do que as duas pessoas viveram juntos por vinte anos, sem lutar com mais frequência de uma vez por semana."
--- Erich Fromm
"Se outras pessoas não entendem nosso comportamento - então o que? Seu pedido de que devemos apenas fazer o que eles entendem é uma tentativa de ditar a nós. Se isso é ser "asocial" ou "irracional" em seus olhos, seja isso. Principalmente eles se ressentem da nossa liberdade e da nossa coragem de ser nós mesmos. Não devemos uma explicação ou uma contabilidade, desde que nossos atos não se machuquem ou infrinjam neles."
--- Erich Fromm
"Otimismo é uma forma alienada de fé, pessimismo uma forma alienada de desespero. Se alguém realmente responde ao homem e ao seu futuro, isto é, preocupado e "responsável". Pode-se responder apenas pela fé ou pelo desespero. A fé racional, assim como o desespero racional, baseiam-se no conhecimento mais completo e crítico de todos os fatores relevantes para a sobrevivência do homem."
--- Erich Fromm
"Alienação Como nós encontramos na sociedade moderna é quase total ... O homem criou um mundo de coisas feitas pelo homem como nunca existiu antes. Ele construiu uma máquina social complicada para administrar a máquina técnica que construiu. Os mais poderosos e gigantescos são as forças que ele desencadeia, mais impotente se sente como um ser humano. Ele é de propriedade de suas criações, e perdeu a propriedade de si mesmo."
--- Erich Fromm
"Se nós amamos nossos companheiros humanos, não podemos limitar a nossa visão e nosso amor apenas Para os outros como indivíduos ... temos que ser pessoas políticas, eu diria que apaixonadamente envolvia pessoas políticas, cada um de nós na maneira que melhor se adequa a nossos próprios temperamentos, nossas vidas trabalhadoras e nossas próprias capacidades."
--- Erich Fromm
"Eu acho que, para ser específico, saímos da pista quando nos concentramos mais e mais em PR Odução das coisas. Assim, criamos uma divisão entre intelecto e emoção, porque, a fim de produzir uma técnica moderna, você tem que usar o intelecto, e criamos homens muito brilhantes, que são muito inteligentes, mas nossa vida emocional tornou-se empobrecida."
--- Erich Fromm
"A história do homem até agora não é nada para se gabar, do ponto de vista de nossas ideias - E o que eu quero dizer é que, em comparação com a maioria das outras sociedades, nossa sociedade americana atual alcançou coisas que são notáveis: riqueza material, maior do que para qualquer outra nação; uma liberdade relativa da opressão; uma mobilidade relativa; uma propagação de arte, de música, de pensamento, que também é bastante único."
--- Erich Fromm
"Modern Man transformou-se em uma mercadoria; Ele experimenta sua energia de vida como um investimento com o qual ele deve fazer o maior lucro, considerando sua posição e a situação no mercado de personalidade. Ele é alienado de si mesmo, de seus semelhantes e da natureza. Seu objetivo principal é troca lucrativa de suas habilidades, conhecimento e de si mesmo, seu "pacote de personalidade" com outros que são igualmente intencionados em uma troca justa e lucrativa. A vida não tem meta, exceto aquele a se mover, nenhum princípio, exceto o de troca justa, sem satisfação, exceto aquele para consumir.p97."
--- Erich Fromm
"É essencial. .. essa disciplina não deve ser praticada como uma regra imposta a si mesmo do lado de fora, mas que se torna uma expressão da própria vontade; que é tão agradável, e que um lentamente se adapta a um tipo de comportamento que eventualmente perderia, se alguém parou de praticá-lo."
--- Erich Fromm
"O prazer em dominação completa em outra pessoa (ou outra criatura animada) é a essência da unidade sádica. Outra maneira de formular o mesmo pensamento é dizer que o objetivo do sadismo é transformar o homem em uma coisa, algo anime em algo inanimado, já que pelo controle completo e absoluto a vida perde uma qualidade essencial da vida - Liberdade."
--- Erich Fromm
"O indivíduo doente encontra-se em casa com todos os outros indivíduos doentes da mesma forma. Toda a cultura é voltada para esse tipo de patologia. O resultado é que o indivíduo médio não experimenta a separação e o isolamento da pessoa totalmente esquizofrênica sente. Ele se sente à facilidade entre aqueles que sofrem da mesma deformação; Na verdade, é a pessoa totalmente sã que se sente isolada na sociedade insana - e ele pode sofrer muito da incapacidade de se comunicar que é aquele que pode se tornar psicótico."
--- Erich Fromm
"A mesma polaridade do princípio masculino e feminino existe na natureza; Não só, como é óbvio em animais e plantas, mas na polaridade das duas funções fundamentais, a de receber e penetrante. É a polaridade da terra e da chuva, do rio e do oceano, da noite e do dia, da escuridão e da luz, da matéria e do espírito."
--- Erich Fromm
"Que o homem pode destruir a vida é tão milagroso que ele possa criá-lo, pois a vida é o milagre, o inexplicável. No ato de destruição, o homem se põe acima da vida; Ele se transcende como uma criatura. Assim, a escolha suprema para um homem, na medida em que é levado a transcender a si mesmo, é criar ou destruir, amar ou odiar."
--- Erich Fromm
"Outra nação é feita Para ser totalmente depravado e diabólico, enquanto a própria nação representa tudo o que é bom e nobre. Toda ação do inimigo é julgada por um padrão - toda ação de si mesmo por outra. Mesmo boas ações do inimigo são consideradas um sinal de diabolia particular, destinada a nos enganar e o mundo, enquanto nossas más ações são necessárias e justificadas por nossos objetivos nobres, que eles servem."
--- Erich Fromm
"Esquecemos que, embora cada uma das liberdades que tenham sido vencidas devem ser defendidas com o maior vigor, o problema da liberdade não é apenas um quantitativo, mas um qualitativo; que não só temos que preservar e aumentar a liberdade tradicional, mas que temos que ganhar um novo tipo de liberdade, que nos permite realizar nosso próprio eu individual; Para ter fé nesse eu e na vida."
--- Erich Fromm
"Acredito que a alternativa fundamental para o homem é a escolha entre "vida" e "morte"; entre a criatividade e a "morte"; entre a criatividade e a "morte"; Violência destrutiva; entre a realidade e as ilusões; entre objetividade e intolerância; entre a independência da fraternidade e a submissão de dominância."
--- Erich Fromm