Frases de "Abraham Flexner" sobre "PRIMEIRO"
"Em nenhum período da carreira incomparável [de Michael Faraday] ele se interessou por utilidade. Ele estava absorvido em desvendar os enigmas do universo, a princípio enigmas químicos, em períodos posteriores, enigmas físicos. Até onde ele se importava, a questão da utilidade nunca foi levantada. Qualquer suspeita de utilidade teria restringido sua curiosidade inquieta. No final, resultou utilidade, mas nunca foi um critério ao qual sua experimentação incessante pudesse ser submetida."
--- Abraham Flexner
"O novo tratado naval permite que os Estados Unidos gastem um bilhão de dólares em navios de guerra - uma soma maior do que a acumulada por todas as nossas instituições dotadas de ensino em toda a sua história. A falta de inteligência não poderia ir mais longe! ... Na Grã-Bretanha, a situação é semelhante. ... Até que os números sejam revertidos, ... as nações se enganam quanto ao que mais lhes interessa."
--- Abraham Flexner
"Sentimos fortemente que o espírito característico da América em seu aspecto mais nobre, acima de tudo, a busca do ensino superior não pode admitir quaisquer condições de pessoal além daquelas destinadas a promover os objetivos para os quais esta instituição foi criada, e particularmente sem levar em conta acidentes de raça, credo ou sexo."
--- Abraham Flexner
"Não devemos ignorar o papel que os extremistas desempenham. Eles são os zangões que impedem a sociedade de ser complacente ou satisfeita demais; eles são, se sólidos, a ponta de lança do progresso. Se eles estiverem fundamentalmente errados, a livre discussão com o tempo acabará com eles."
--- Abraham Flexner
"A curiosidade, que pode ou não resultar em algo útil, é provavelmente a característica mais marcante do pensamento moderno ... As instituições de ensino devem se dedicar ao cultivo da curiosidade, e menos são desviadas pela consideração de rapidez de aplicação, é mais provável que contribuam não apenas para o bem-estar humano, mas também para a satisfação igualmente importante do interesse intelectual, que pode, de fato, ser considerado a paixão dominante da vida intelectual nos tempos modernos."
--- Abraham Flexner