Frases de "Philip Jenkins" sobre "VISãO"
". Se você acredita que sua nação é divinamente ordenada para governar a Europa, e você deve lutar para estabelecer sua supremacia, é uma doutrina religiosa ou nacionalista? Na Alemanha, especialmente, toda a ideologia super-nacionalista do Império Post-1871 é fortemente imbuída de ensino religioso, principalmente luterana, e, francamente, vendo o novo império como o germe do Reino de Deus na terra."
--- Philip Jenkins

"O soldado WW1 típico não era um intelectual como Ernst Jünger ou Wilfred Owen, mas era um filho camponês de Galiza ou Baviera ou Sicília, com todas as idéias religiosas tradicionais. A atmosfera de guerra de guerra trouxe todos em um universo orientado para a sobrenatural de fantasmas e aparições."
--- Philip Jenkins

"A religião aparece em tantos contextos no WW1. A religião moldou as identidades nacionais e ambições de vários dos principais atores, especialmente a Alemanha e a Rússia, que se definiam como nações messiânicas. Em ambos os países também, as elites seculares deliciam profundamente em idéias apocalípticas e proféticas, dando às suas nações uma dobrada milenar."
--- Philip Jenkins

"Também é incrível encontrar o quão religioso e ocultista alguns dos principais jogadores políticos e militares da guerra foram, de von moltke e ludendorff para Brusilov e JFC Fuller . Cada um, no seu caminho, estava profundamente envolvido no que hoje chamaríamos de religião oculta, espiritualismo e visionário."
--- Philip Jenkins

"Na maioria dos casos, obviamente, os soldados lutavam porque um governo os elaborou e deu-lhes um rifle. Em todos os pontos também, vemos o papel do sentimento nacionalista, rivalidades comerciais e ganância simples. Mas podemos separar esses motivos dos religiosos? Isso também não foi verdade para as cruzadas medievais?"
--- Philip Jenkins

"Expectativas apocalípticas correram motim em 1917, e teve uma grande influência sobre políticas aliadas em relação à Palestina e ao povo judeu. A propaganda de todas as nações foi incrivelmente religiosa e apocalíptica - fantasmas e visões, crucificações e sacrifício, cruzados e guerreiros sagrados."
--- Philip Jenkins
