Frases de "Bill Viola" sobre "A VIDA é"
"Acho que estamos em uma idade em que os artistas realmente têm uma incrível variedade de materiais ao seu comando agora. Eles podem usar quase tudo a partir de itens domésticos - Jackson Pollock usou a pintura da casa - para, você sabe, sistemas avançados de computadores, a boa tinta a óleo e tinta acrílica."
--- Bill Viola
"Vision conecta você. Mas também te separa. No meu trabalho, e minha vida, sinto o desejo de se fundir. Não em termos de perder minha própria identidade ... mas há uma sensação de que a vida está interconectada, que há a vida em pedras e pedras e árvores e sujeira, como se há em nós."
--- Bill Viola
"Cinquenta anos a partir de agora não acho que o realismo óptico seja mais uma questão na comunicação visual. A experiência é muito mais rica que a luz caindo em sua retina. Você incorpora um microcosmo da realidade quando você anda pela rua - suas memórias, seus graus variados de consciência do que está acontecendo ao seu redor, tudo o que poderíamos chamar de informação contextualizando. Representando que a informação será a questão principal nos próximos anos - como o mundo encontra a mente, e não o olho."
--- Bill Viola
"O aspecto fundamental do vídeo não é a imagem, mesmo que você possa ficar em suavidade no que pode ser feito eletronicamente, como as imagens podem ser manipuladas e as possibilidades criativas realmente extraordinárias. Para mim, a base essencial do vídeo é o movimento - algo que existe no momento e muda no próximo momento."
--- Bill Viola
"Para o poeta persa Rumi, cada vida humana é análoga a uma tigela flutuando na superfície de um oceano infinito. Enquanto se move, está lentamente enchendo com a água em torno dele. Essa é uma metáfora para a aquisição de conhecimento. Quando a água na tigela finalmente atinge o mesmo nível que a água do lado de fora, não há mais nenhuma necessidade para o recipiente, e ela cai à medida que a água interna se funde com a água externa. Chamamos isso no momento da morte. Essa analogia retorna a mim repetidas vezes como uma metáfora para nós mesmos."
--- Bill Viola