Frases de "Gustave Le Bon" sobre "QUER DIZER"
"As imagens evocadas por palavras sendo independentes de seu sentido, eles variam de idade para envelhecer e de pessoas para as pessoas, as fórmulas permanecendo idênticas. Certas imagens transitórias são anexadas a certas palavras: a palavra é meramente como era o botão de um sino elétrico que os chama."
--- Gustave Le Bon
"A causa real dos grandes transtornos que precedem mudanças de civilizações, como a queda do Império Romano e Ascensão do Império Arábico, é uma profunda modificação nas idéias dos povos ... Os memoráveis eventos da história são os efeitos visíveis das mudanças invisíveis do pensamento humano .... A época atual é um desses momentos críticos em Que o pensamento da humanidade está passando por um processo de transformação."
--- Gustave Le Bon
"No lance de um Pedro, os eremitas milhões de homens se lançaram contra o leste; As palavras de um entusiasta alucinado como Mahomet criou uma força capaz de triunfar sobre o mundo graeco-romano; Um monge obscuro como Lutero banhou a Europa no sangue. A voz de um Galileo ou um Newton nunca terá o mínimo de eco entre as massas. Os inventores do gênio apressam a marcha da civilização. Os fanáticos e o histórico de criação alucinado."
--- Gustave Le Bon
"Uma multidão pensa em imagens, e a própria imagem exige uma série de outras imagens, sem conexão lógica com a primeira ... uma multidão dificilmente distingue entre o subjetivo e objetivo. Aceita-se tão real as imagens invocadas em sua mente, embora muitas vezes tenham apenas uma relação muito distante com os fatos observados .... multidões sendo capazes de pensar em imagens só são impressionadas por imagens."
--- Gustave Le Bon
"Vemos, então, que o desaparecimento da personalidade consciente, predominância da personalidade inconsciente, a transformação por sugestão e contágio de sentimentos e idéias em uma direção idêntica, a tendência de transformar imediatamente as idéias sugeridas em atos; Estes, vemos, são as principais características do indivíduo que forma parte de uma multidão. Ele não é mais ele mesmo, mas se tornou um autômato que deixou de ser guiado por sua vontade."
--- Gustave Le Bon