Frases de "Wang Jianwei" sobre "CHINêS"
"O assunto da arte contemporânea deve incluir uma dimensão política, a arte contemporânea de desconfiança tem para a ordem existente. Uma manifestação dessa desconfiança é a dicotomização mecânica entre a forma da arte e seu conteúdo político; A outra é a tentativa institucionalizadora de anti-institucionalização. Nós quase nunca nos resistimos - a parte de nós mesmos que foi institucionalizada. Nós ocupamos a palavra "resistência" e nos tornamos seu dono, enquanto "resistência" se tornou nosso servo. Assim, nós possuímos "resistência" e ocupamos como uma posição de poder."
--- Wang Jianwei
"Quando você faz parte de um mundo que está dentro de um mundo Sistema fechado, a maior ameaça é que a perda de contato com qualquer voz do lado de fora - um ponto de referência que é diferente de você - se torna habitual. A perda desta referência faz com que o sistema fechado pareça perfeito. Eu ainda posso sentir esse tipo de ameaça hoje, a voz que dá legitimidade a vários tipos de recinto."
--- Wang Jianwei
"Há o espectro de "realismo" que ainda está assombrando arte contemporânea chinesa - essa arte é apenas um instrumento, um instrumento para refletir a sociedade, que deve ser útil para a sociedade. Além disso, tenho notado que muitas lojas de mídia ocidental são muito insistentes na compreensão da arte contemporânea na China através deste tipo de abordagem realista. Às vezes, eu até sinto que eles estão intentados, como dizemos na China, "escolhendo ossos da política fora de um ovo de arte". Ou talvez eles vejam arte como apenas um instrumento para refletir a sociedade."
--- Wang Jianwei
"Oportunismo em relação ao conhecimento é uma demanda utilitária que o conhecimento deve ser imediatamente prático. Assim como com a sociologia, onde esperamos que seu propósito seja servir à sociedade, no entanto, o verdadeiro propósito da sociologia reside em sua impraticabilidade. Não pode se tornar prático ou então perde o seu significado. Talvez devêssemos aprender um tipo diferente de conhecimento: o conhecimento para questionar o conhecimento."
--- Wang Jianwei
"Quando olho nas últimas duas décadas hoje, acho que muitas pessoas interpretariam minha prática artística como uma espécie de tentativa de mídia. Eu realmente tentei muitos tipos diferentes de mídia nos últimos 20 anos e colaboramos de muitas maneiras diferentes com pessoas de muitos campos diferentes. No entanto, gosto de entender esse processo como uma espécie de compensação por ter perdido o meu "direito de escolha", um exercício de livre escolha e assumir a responsabilidade por quaisquer conseqüências que possam resultar nele. Para ser honesto, é um ato paranóico."
--- Wang Jianwei
"De cerca de 17 a 25 anos, uma vez que algumas pessoas descrevem como "bela juventude", foi "organizado" para mim viver com dois coletivos diferentes. Estes oito anos em que não tinha absolutamente nenhuma escolha me influenciou de duas maneiras: em primeiro lugar, ganhei uma compreensão da "liberdade". Até hoje, muito respeito e tesouro escolha individual. Em segundo lugar, desenvolvi uma suspeita para qualquer tipo de organização, coletivo, movimento ou ação uniforme, bem como uma rejeição de qualquer tipo de poder."
--- Wang Jianwei
"Não podemos mais contemplar o assunto - auto - de arte contemporânea; Foi tecido em relacionamentos infinitos, substituídos por movimentos sociais, imagem nacional e capital financeiro. O desaparecimento da construção do auto da arte contemporânea torna impossível existir sob a forma de um assunto. O assunto da arte contemporânea que falo é uma espécie de evento de nomeação predicado sobre a multiplicidade do meio ambiente. Inclui política, deve ter seu próprio modo de pensar, e pode ser percebido."
--- Wang Jianwei
"A única interpretação legítima do conceito do "público" é que é um grupo altamente heterogêneo de pessoas, e não consigo imaginar quem tem o direito de falar em seu nome usando uma voz "pública". Se a multiplicidade do ambiente é sua verdadeira natureza, então meus trabalhos defendem essa veracidade. A maior justiça da sociedade é defender a diferença entre cada indivíduo - a justiça e a veracidade de sua inconsistência e diferenciação."
--- Wang Jianwei