Frases de Gordon Allport
Mais citações e provérbios de Gordon Allport sobre:
"Se houver um propósito na vida, deve haver um propósito no sofrimento e morrendo. Mas nenhum homem pode dizer ao outro o que é esse propósito. Cada um deve descobrir por si mesmo e deve aceitar a responsabilidade que sua resposta prescreve. Se ele tiver sucesso, continuará a crescer apesar de todas as indignidades."
--- Gordon Allport
"Se uma pessoa é capaz de retificar seus julgamentos errados à luz de novas evidências, ele não é preconceituoso. As preconceitões se tornam preconceitos apenas se forem reversíveis quando expostos a novos conhecimentos. Um preconceito, ao contrário de um equívoco simples, é ativamente resistente a todas as evidências que não cuidariam. Nós tendemos a crescer emocionais quando um preconceito é ameaçado de contradição. Assim, a diferença entre preconudências comuns e preconceito é que se pode discutir e corrigir um preconceito sem resistência emocional."
--- Gordon Allport
"Não podemos conhecer a personalidade da criança, estudando seus sistemas de interesse, por sua atenção ainda muito lábil, suas reações impulsivas e interesses não formados. Da adolescência em diante, no entanto, a pista mais certa para a personalidade é a hierarquia de interesses, incluindo os órteses e lealdades da vida adulta."
--- Gordon Allport
"Os objetivos específicos que estabelecemos para nós mesmos são quase sempre subsidiários para nosso longo alcance intenções. Um bom pai, um bom vizinho, um bom cidadão, não é bom porque seus objetivos específicos são aceitáveis, mas porque suas metas sucessivas são ordenadas a um conjunto de valores confiáveis e socialmente desejáveis. (1947)"
--- Gordon Allport
"O cão [nos experimentos de Pavlov] não continua a salivar sempre que ouve um sino a menos que pelo menos uma oferta comestível acompanha o sino. Mas há inúmeros casos na vida humana, onde uma única associação, nunca reforçada, resulta no estabelecimento de um sistema dinâmico de longa duração. Uma experiência associada apenas uma vez com um luto, um acidente ou uma batalha, pode se tornar o centro de uma fobia permanente ou complexo, não, no mínimo, dependente de uma recorrência do choque original."
--- Gordon Allport