Frases de "Gian-Carlo Rota" sobre "SENTIMENTOS"
"Cada palestra deve indicar um ponto principal e repeti-lo repetidamente, como um tema com variações. Um público é como um rebanho de vacas, movendo-se lentamente na direção que eles estão sendo conduzidos. Se fizermos um ponto, temos uma boa chance de que o público assumisse a direção certa; Se fizermos vários pontos, as vacas se espalharão em todo o campo. O público perderá o interesse e todo mundo voltará aos pensamentos que eles interromperam para vir à nossa palestra."
--- Gian-Carlo Rota
"O computador é apenas um instrumento para fazer mais rápido o que já sabemos como fazer mais devagar. Todas as pretensões para inteligência de informática e paraíso - amanhã promete ser tonificadas antes do público se afastar em desgosto. E se isso acontecer, nossa civilização pode não sobreviver."
--- Gian-Carlo Rota
"Todo campo tem seus tabus. Na geometria algébrica, os tabus são (1) escrevendo um projecto que pode ser seguido por qualquer um, mas dois ou três dos amigos mais próximos, (2) alegando que um resultado tem aplicações, (3) mencionar a palavra "combinatória" e (4 ) reivindicando que a geometria algébrica existia antes de Grotendieck (apenas algumas referências de desvantagem a 'os italianos' são permitidas desde que não sejam suportadas por referências específicas)."
--- Gian-Carlo Rota
"Por que é que a álgebra linear de Serge Lange, publicada por não menos uma verlag do que a Springer, ostensivamente exibe a venda de algumas mil cópias durante um período de quinze anos, enquanto o mesmo título de Seymour Lipschutz nos contornos da Schaum será considerado um Falha a menos que traga uma renda anual constante da venda de algumas centenas de milhares de cópias em vinte e seis idiomas"
--- Gian-Carlo Rota
"Combinatorics é um assunto honesto. Não há Adèles, sem Sigma-álgebras. Você conta bolas em uma caixa, e você tem o número certo ou você não tem. Você recebe a sensação de que o resultado que você descobriu é para sempre, porque é concreto. Outros ramos da matemática não são tão claros. A análise funcional de espaços infinitos-dimensionais nunca é totalmente convincente; Você não tem uma sensação de ter feito um dia de trabalho honesto. Não pegue a ideia errada - combinatórios não é apenas colocar bolas em caixas. Contagem de conjuntos finitos pode ser um empreendimento highbrow, com técnicas sofisticadas."
--- Gian-Carlo Rota
"Richard Feynman gostava de dar os seguintes conselhos sobre como ser um gênio. Você tem que manter uma dúzia de seus problemas favoritos constantemente presentes em sua mente, embora por e grandes eles se deitarão em um estado adormecido. Toda vez que você ouve ou leia um novo truque ou um novo resultado, teste-o contra cada um dos doze problemas para ver se ele ajuda. De vez em quando haverá um sucesso, e as pessoas dirão: "Como ele fez isso? Ele deve ser um gênio!""
--- Gian-Carlo Rota
"Matemáticos também fazem vendedores terríveis. Os físicos podem descobrir a mesma coisa que um matemático e dizer "descobrimos uma grande nova lei da natureza. Nos dê um bilhão de dólares. E se não mudar o mundo, então eles dizem: "Há uma coisa ainda mais profunda. Dê-nos outro bilhão de dólares. '"
--- Gian-Carlo Rota