Frases de "Gino Severini" sobre "FILóSOFO"
"Futurismo e cubismo são comparáveis em importância para a invenção da perspectiva, para a qual substituíram um novo conceito de espaço. Todos os movimentos subseqüentes foram latentes neles ou trazidos por eles .. Os dois movimentos não podem ser considerados em oposição um ao outro, embora eles começaram a partir de pontos opostos; Eu mantenho [uma ideia aprovada por Appolinaire e posteriormente por Matisse que eles são dois extremos do mesmo sinal, tendendo a coincidir em certos pontos que somente o instinto poético do pintor pode descobrir: 'poesia' sendo o conteúdo e 'raison d' Tre 'de arte."
--- Gino Severini
"Também deve nascer em mente que a pesquisa sobre "movimento" e a perspectiva dinâmica do mundo, que eram a base da teoria futurista, de forma alguma necessitada de pintar nada além de acelerar carros ou bailarinas em ação; Para uma pessoa que está sentada, ou um objeto inanimado, embora aparentemente estático, possa ser considerado dinamicamente e sugerir formas dinâmicas. Eu posso mencionar como um exemplo do 'retrato de madame S.' (1912) e a "mulher sentada" (1914)."
--- Gino Severini
"Antes do meu encontro com a filosofia Thomist através de Maritain, quase atingi as mesmas conclusões através do desenvolvimento lógico do meu trabalho, intuição e Pensamento, mas que grande senso de alegria eu me sentia ao descobrir, em Maritain, a confirmação de certos padrões de pensamento, certas maneiras de esclarecer isso para mim e para os outros."
--- Gino Severini
"Nos primeiros dias o método do cubismo de agarrar um objeto era passar e rodar. Os futuristas declararam que alguém teve que entrar nele. Na minha opinião, as duas visões podem ser reconciliadas em uma cognição poética do mundo. Mas, para o fato de que eles apelaram para as profundezas criativas no pintor, despertando nele forças ocultas que eram intuitivas e vitalizantes, as teorias futuristas fizeram mais do que os princípios cubistas para abrir horizontes inexplorados e sem limites."
--- Gino Severini