Frases de "Jaak Kilmi" sobre "INFâNCIA"
"Foi a vida sob o sistema soviético - estávamos lutando com cada grande problema. Publicamente, meus pais tiveram que filmar para comprar comida, mas foram capazes de viver vidas secretas em seus quartos privados. Com o aparelho de TV na sala de estar, fomos capazes de ver a cultura pop ocidental - uma realidade diferente do que estávamos vivendo. Para mim, era como dois universos diferentes existiam ao mesmo tempo, e nos acostumamos a estar nesses universos paralelos."
--- Jaak Kilmi
"Em meados da década de 1980, no entanto, os programadores da TV estoniana surgiram com uma ideia inteligente: eles perguntaram a Moscou por milhões de rublos para tornar a propaganda na Estónia para combater a Popularidade de programas finlandeses. Eles conseguiram milhões do governo, mas o que eles fizeram não era propaganda! Eles simplesmente fizeram programas bons e divertidos - ninguém na Estônia os reconheceu como propaganda, apenas a Rússia pensou que era, então eles se afastaram com isso. Claro, a Rússia forneceu seus próprios programas de propaganda, mas os estonianos sabiam evitá-los."
--- Jaak Kilmi
"A União Soviética não foi tão fechada - não era a Coreia do Norte. Foi um sistema prático. As pessoas eram criativas e industriais, por isso, se quisessem ver programas de TV ocidentais, eles inventariam uma maneira de fazê-lo. É estranho de certa forma. Havia uma verdade oficial, e havia vida diária."
--- Jaak Kilmi