Frases de "Valie Export" sobre "MANIPULAçãO"
"Sempre que pensamos no corpo como uma embarcação para idéias artísticas, de alguma forma nos concentramos sempre na superfície do corpo. Mas a verdade é que não há superfície do corpo independente de seu interior. É óbvio que o exterior do corpo está sempre ligado ao interior, aos processos de pensamento e a uma anatomia interna."
--- Valie Export
"O corpo feminino sempre foi uma construção. Até mesmo a arte feminista da década de 1970 formou um corpo de acordo com suas próprias idéias, e a este respeito foi uma forma de manipulação também. Posteriormente, tivemos que nos engajar com muitas coisas que costumávamos negar como manipulação. Não podemos apenas demitir tudo como manipulações, já que as alternativas também são construções. De nossa perspectiva, a partir deste canto do planeta, temos que admitir que tudo é construído. Não há absolutamente nenhuma natureza. A natureza é uma das maiores construções."
--- Valie Export
"Meu interesse no tempo emergiu de um engajamento com a mídia que eu estava trabalhando. Filme e desempenho são a mídia temporal. Eles confiam no tempo. Quando eu estou realizando uma performance, ele importa, por exemplo, quanto tempo eu seguro um gesto ou postura em particular. Seriedade é muito importante também. O desempenho pode ser usado para dilatar o tempo ou para repetir o tempo. E vídeo, por sua vez, tem o seu próprio tempo."
--- Valie Export
"Eu estava tentando desenvolver uma abordagem completamente nova e não-educável para a fêmea corpo como algo diferente de um objeto visual. Eu queria descobrir o que aconteceu quando você deixa para trás o modo voyeurístico e confrontar pessoas com realidade. Mas é isso que era tão interessante para mim descobrir: as pessoas não querem ver a realidade. É uma ideia muito simples, realmente essa questão de como lidamos com a realidade. Quando algo é construído, quando é projetado em uma tela, é aceitável, mas é diferente quando está na sua frente em um espaço público."
--- Valie Export
"Grande parte da arte da década de 1960, de arte corporal ao vídeo e desempenho direto, estava preocupado com questões semelhantes. E então houve a arte da mídia, o que tornou possível expressar as coisas diretamente, sem ter que confiar na palavra escrita, que foi manipulada por homens."
--- Valie Export