Frases de "Walpola Rahula" sobre "ALMA"
"Não há movimentação imóvel por trás do movimento. É apenas movimento. Não é correto dizer que a vida está se movendo, mas a vida é o movimento em si. A vida e o movimento não são duas coisas diferentes. Em outras palavras, não há pensador por trás do pensamento. Pensei em si é o pensador. Se você remover o pensamento, não há pensador para ser encontrado."
--- Walpola Rahula
"A questão tem sido perguntada frequentemente; O budismo é uma religião ou uma filosofia? Não importa o que você chama. O budismo continua sendo qual é o rótulo que você possa colocar. O rótulo é imaterial. Até mesmo o rótulo "budismo" que damos aos ensinamentos do Buda é de pouca importância. O nome que se dá é inesperal ... Da mesma forma, a verdade não precisa de rótulo: não é budista, cristão, hindu nem muçulmano. Não é o monopólio de ninguém. As etiquetas sectárias são um obstáculo à compreensão independente da verdade, e produzem preconceitos prejudiciais nas mentes dos homens."
--- Walpola Rahula
"Primeiro de tudo, o budismo não é nem pessimista nem otimista. Se alguma coisa, é realista, pois é preciso uma visão realista da vida e do mundo. Olha para as coisas objetivamente (Yath? BH? Tam). Não liga falsamente você a viver no paraíso de um tolo, nem assusta e agoniza você com todos os tipos de medos e pecados imaginários. Ele diz exatamente e objetivamente o que você é e o que o mundo ao seu redor é, e mostra a maneira de perfeitar a liberdade, a paz, a tranquilidade e a felicidade."
--- Walpola Rahula
"Duas ideias são psicologicamente profundamente enraizadas no homem: autoproteção e autopreservação . Para a auto-proteção, o homem criou a Deus, em quem depende de sua própria proteção, segurança e segurança, assim como uma criança depende de seus pais. Para a autopreservação, o homem concebeu a ideia de uma alma imortal ou atman, que viverá eternamente. Em sua ignorância, fraqueza, medo e desejo, o homem precisa dessas duas coisas para se consolar. Portanto, ele se agarra profundamente e fanaticamente."
--- Walpola Rahula
"De acordo com o ensinamento do Buda, o início do fluxo de vida dos seres vivos é impensável. O crente na criação da vida por Deus pode ficar surpreso com esta resposta. Mas se você fosse perguntar a ele "o que é o começo de Deus?" Ele responderia sem hesitação "Deus não tem começo", e ele não está surpreso com sua própria resposta."
--- Walpola Rahula