Frases de "Aron Nimzowitsch" sobre "PENSAMENTO"
"Quão vãs são nossos medos! Eu refleti para mim mesmo. Às vezes tememos que o nosso adversário (ou destino) nunca considerou! Depois disso, então, é mais valioso para render o cérebro para encontrar novos fantasmas para temer? Não, de fato: todo o otimismo de granizo! - Ao jogar Hermanis Mattison depois que ele negligenciou um homem incomum Knight Manouevre."
--- Aron Nimzowitsch
"Como é explicado que algo dentro de mim revolta contra o jogo de movimentos óbvios? Talvez possamos perceber a razão subjacente no fato de que derivam a satisfação de procurar revelar o significado oculto de uma posição por meio de jogo de manobra e, portanto, não desejo ver essa satisfação reduzida por uma decisão banal, mais ou menos fortuita. Naturalmente, esse fenômeno é jogado sob o limiar da consciência. A consciência de vigília, é claro, em cada caso individual, dará preferência aos meios mais rápidos de decidir o jogo."
--- Aron Nimzowitsch
"Se em uma batalha, aproveito um pouco de terra discutível com um punhado de soldados, sem ter feito qualquer coisa para evitar um bombardeio inimigo da posição, ela nunca lhe ocorreria falar de um Conquista do terreno em questão? Obviamente não. Então, por que eu deveria fazer isso no xadrez?"
--- Aron Nimzowitsch
"O mundo de xadrez é obrigado a organizar uma partida entre o campeão do mundo e o vencedor deste torneio Carlsbad - de fato, este é uma obrigação moral. Se o mundo do xadrez permanecer surdo à sua obrigação, por outro lado, seria uma omissão absolutamente imperdoável, carregando com ele um pesado fardo de culpa."
--- Aron Nimzowitsch
"Quando hoje me pergunto de onde consegui a coragem moral, pois leva coragem moral para fazer um movimento (ou formar um plano) correndo contra toda a tradição, acho que posso dizer em resposta, que era apenas a minha intensa preocupação com o problema do bloqueio que me ajudou a fazê-lo ."
--- Aron Nimzowitsch