Frases de "Edmond Jabes" sobre "USAR"
"Wide, a margem entre Carte Blanche e a página branca. No entanto, não está na margem que você pode me encontrar, mas no ainda mais branco que separa a folha de palavras transparentes, a página escrita da pessoa a ser escrita no espaço infinito, onde o olho se vira para o Olho, e a mão para a caneta, onde tudo que escrevemos é apagado, mesmo quando você escreve. Para o livro imperceptivelmente, toma forma dentro do livro, nunca terminaremos. Há meu deserto."
--- Edmond Jabes
"É muito difícil viver com o silêncio. O verdadeiro silêncio é a morte e isso é terrível. Para se aproximar desse silêncio, é necessário viajar para o deserto. Você não vai ao deserto para encontrar identidade, mas perde, perder sua personalidade, ser anônima. Você se faz vazio. Você se torna silêncio. Você se torna mais silencioso do que o silêncio ao seu redor. E então algo extraordinário acontece: você ouve o silêncio fala."
--- Edmond Jabes
"O escritor pode ficar livre de sua escrita apenas usando, isto é, lendo a si mesmo. Como se o objetivo de escrever fosse usar o que já está escrito como um bloco de lançamento para ler a escrita para vir. Além disso, o que ele escreveu é lido no processo, portanto, constantemente modificado por sua leitura. O livro é uma totalidade insuportável. Eu escrevo contra um fundo de facetas."
--- Edmond Jabes