Frases de "Eric Hobsbawm" sobre "TEM SERENO"
"Impotence, portanto, enfrenta os que acreditam no que equivale a um capitalismo puro, sem estado, uma espécie de burguesia internacional anarquismo, e aqueles que acreditam em um socialismo planejado, não contaminados por busca de lucros privados. Ambos estão falidos. O futuro, como o presente e o passado, pertence a economias mistas em que públicas e privadas são trançadas de uma forma ou de outra. Mas como? Esse é o problema de todos hoje, mas especialmente para as pessoas à esquerda."
--- Eric Hobsbawm
"É uma das ironias deste século estranho que Os resultados mais duradouros da revolução de outubro, cujo objeto foi a derrubada global do capitalismo, era salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto em paz - isto é, ao fornecer o incentivo, o medo, para se reformar depois do Segunda Guerra Mundial, e, ao estabelecer a popularidade do planejamento econômico, fornecendo-a com alguns dos procedimentos para sua reforma"
--- Eric Hobsbawm
"(Carmine CROCCO) Um trabalhador de fazenda e cowherd, juntou-se ao exército de Bourbon, matou um camarada em uma briga, deserta e vivia como fora de dez anos. Ele se juntou aos insurgentes liberais em 1860 na esperança de uma anistia por suas ofensas passadas, e posteriormente se tornou o principal chefe de guerrilha mais formidável e líder de homens no lado de Bourbon."
--- Eric Hobsbawm
"N. S. Khrushchev estabeleceu sua supremacia no U.S.S.R. após alaros e excursões pós-stalinistas (1958-64). Esse admirável diamante áspero, crente em reforma e coexistência pacífica, que impede incidentalmente os acampamentos de concentração de Stalin, dominavam a cena internacional nos próximos anos. Ele também era talvez o único menino camponês que já governasse um grande estado"
--- Eric Hobsbawm
"Ele [Napoleão] destruiu apenas uma coisa: a revolução da jacobina, o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade, e do povo subindo em sua majestade para sacudir a opressão. Foi um mito mais poderoso do que o dele, para depois de sua queda era isso, e não sua memória, que inspirou as revoluções do século XIX, mesmo em seu próprio país."
--- Eric Hobsbawm