Frases de Ahmed Rashid
Mais citações e provérbios de Ahmed Rashid sobre:
Pensamento ,
Pessoas ,
Telecomunicações ,
IFS ,
Mundo ,
Caminho ,
Lavagem cerebral ,
Asia ,
Quer ,
Quer dizer ,
Sentimentos ,
União Soviética ,
Precisa ,
Devemos ,
Problema ,
Tentando ,
Capitalismo ,
Feito ,
Cair ,
Dois ,
Fez ,
Ação ,
O suficiente ,
Energia ,
Fatos ,
"O problema agora, que eu estive apontando muito sem rodeios para funcionários americanos em Washington, é que o U.S. não tem presença econômica no Afeganistão. Os afegãos não podem apontar e dizer: "Oh, os americanos construíram essa estrada. Eles construíram aquela instalação de telecomunicações. Eles construíram essa potência de eletricidade", porque nada foi construído até agora."
--- Ahmed Rashid
"Você tem muita suspeita dos vizinhos do Afeganistão sobre as intenções das U.S. O Irã já é, até certo ponto, tentando minar o U.S. no Afeganistão. A Rússia está agora se tornando cada vez mais nervosa com uma presença mais permanente da U.S. na Ásia Central. E a China não está interessada em que o U.S. deve estar tão perto de suas fronteiras durante um longo período de tempo. Certamente, se o U.S. vai estar lá por um longo tempo, vai exacerbar as tensões regionais."
--- Ahmed Rashid
"O fato de que não há mais grandes unidades de Al Qaeda correndo em torno significa que você não precisa de B-52s . Você precisa de inteligência e forças especiais. E, mais importante, você precisa ressuscitar o Afeganistão do que é literalmente o cemitério dos países e transformá-lo em um país normal, que os afegãos querem."
--- Ahmed Rashid
"Seria melhor se as Nações Unidas tivessem enviado uma equipe para Mali imediatamente para mediar entre o governo e os rebeldes. Mas onde está a iniciativa política? Os americanos fazem suas recomendações habituais. Eles querem treinar o exército para a luta com os rebeldes. As forças especiais dos EUA já estão em Mali."
--- Ahmed Rashid
"Nossas elites do Paquistão são mimadas por ajuda externa permanente e, portanto, acham difícil mudar o curso. O Paquistão precisa de alguém que se levanta e diz: O fundamentalismo é ruim, o capitalismo é bom. Esta região abriga enorme potencial. O Paquistão poderia se tornar o hub para a energia que é transportada da Ásia Central para a Ásia do Sul. Isso poderia mudar a região inteira."
--- Ahmed Rashid
"O que todo mundo subestimou foi a impopularidade aguda do Taleban, mesmo nas áreas pashtun. As pessoas gostam de mim estavam dizendo que o Taleban seria expulso rapidamente do norte do Afeganistão, mas deu que sua principal base de apoio estava no cinto pashtun, haveria maior resistência lá. Isso não aconteceu. O Taleban se tornara profundamente impopular e realmente descartou pela população pashtun quase tão rapidamente quanto no norte. Eu não vejo o Taleban voltando de qualquer maneira."
--- Ahmed Rashid
"Estados disfuncionais como o Afeganistão precisa de pessoas de negócios que estão profundamente enraizadas em seu país e investem nele. Eles podem adicionar estabilidade. Mas todos os programas de desenvolvimento dos Estados Unidos e dos países europeus, infelizmente, excluem o setor privado, o que poderia fazer investimentos com base na rentabilidade."
--- Ahmed Rashid
"Os soviéticos mantidos à tradição do colonialismo. Eles estupraram o país e matou muitas pessoas. Mas eles também construíram barragens, usinas elétricas, ruas e escolas técnicas. Eles eram comunistas e tiveram a mesma visão para o Afeganistão que Stalin e Lenin tinham para a União Soviética: O progresso é o comunismo mais eletrificação. E hoje? Hoje Kabul recebe seu poder elétrico do Uzbequistão, Herat do Irã e Jalalabad do Paquistão."
--- Ahmed Rashid
"Se os soldados afegãos continuarem a matar os soldados americanos como está acontecendo nos dias de hoje, dificilmente pode ser assumido que permanecerão no Afeganistão a longo prazo. E qual papel eles jogam? Não haverá soldados suficientes para garantir a segurança do país. Mas os EUA ainda serão permitidos para matar terroristas no Afeganistão e no Paquistão com drones não tripulados? Isso poderia piorar a situação nos estados vizinhos e eles poderiam ver o Afeganistão como uma ameaça."
--- Ahmed Rashid
"O nacionalismo Pashtun está se reafirmando. Sua história política abrange várias centenas de anos. Os pashtuns estão zangados com os americanos porque, um, eles ainda estão sendo bombardeados, e dois, eles percebem que os americanos estão apoiando a facção Tajik, que controla as forças do exército e segurança em Kabul ."
--- Ahmed Rashid
"O maior erro Barack Obama poderia ter feito é mudar algumas coisas em sua política do Afeganistão. Ele aumentou o número de tropas e, ao mesmo tempo, definir a data de retirada dos EUA para 2014. Agora os Estados Unidos têm que garantir que o Afeganistão não colapse imediatamente após ser deixado para si mesmo em 2014 ."
--- Ahmed Rashid
"A América não se sustenta na tradição colonial. América veio, libertou o Afeganistão do Taleban e Al-Qaida, veio a um arranjo com Hamid Karzai, queria organizar as eleições o mais rápido possível e depois se retirar. O governo Bush pensou que, uma vez que haja uma democracia, todo o resto cairá no lugar. Se hoje você fala com os arquitetos da Conferência do Afeganistão de 2001 em Bonn, eles dirão que, em vez de ser fixado nas eleições, devemos construir um estado no Afeganistão com um exército e uma força policial primeiro."
--- Ahmed Rashid
"Apesar de todas as terríveis previsões feitas em 2001, os afegãos deram à comunidade internacional, seus trabalhadores de ajuda e soldados uma grande janela de oportunidade para reparar o dano feito por 25 anos de guerra. Aquela janela, que ficou aberta há quase cinco anos, com uma boa vontade incrível dos afegãos, está ameaçando fechar, a menos que o mundo acorde e lida com a crise."
--- Ahmed Rashid
"Eu conheci muito do Taleban Sênior, e Pedi-lhes precisamente [sobre Mullah Omar]. A resposta mais comum era que ele é humilde. E isso foi muito verdade. Nós nunca tivemos relatos de mullah omar morando luxuosamente ou ganhando dinheiro em grandes quantidades ou qualquer coisa parecida com isso."
--- Ahmed Rashid
"O oeste seria bem aconselhável mudar sua abordagem em relação a estados de falha. Atualmente, nenhum poder importante pode encontrar as formas e meios corretos - e os números de estados de falha estão aumentando. Este ano observamos o colapso do Mali, uma conseqüência da Guerra Civil da Líbia. O sul da Líbia e Mali, e Níger também estão bem a caminho de se tornar uma terra de ninguém. Depois de 11 de setembro, George W. Bush e Tony Blair fizeram a promessa de que não tolerariam estados fracassados porque eles poderiam se tornar um refúgio para os terroristas. E hoje? O número aumenta."
--- Ahmed Rashid
"Os pashtuns se sentem discriminados pelos americanos porque apoiaram o Taleban e a guerra ainda está acontecendo em sua região com os EUA bombardeio. Eles também são descontentes com o poder esmagador de seus rivais étnicos, os Tajiques, que dominam as forças de segurança em Cabul e controlam as principais alavancas do poder político. Embora Karzai também seja pashtun, muitos Pashtuns consideram-lhe um refém para os tajiques e americanos."
--- Ahmed Rashid
"Alguns paquistaneses lutavam pelo Taleban. Grupos extremistas paquistaneses forneceram apoio infra-estrutural à Al Qaeda. Havia uma vinda e indo de militantes e líderes da Al Qaeda entre o Afeganistão e o Paquistão por vários anos. Tudo o que realmente aconteceu é que a Al Qaeda escapou do Afeganistão entrou no Paquistão, entrou em contato com seus contatos e amigos nesses grupos extremistas, que então os forneciam casas seguras, carros e não apenas nas áreas fronteiriças, mas também em as cidades. Enraizando Al Qaeda no Paquistão agora é onde a principal batalha está sendo lutada."
--- Ahmed Rashid
"Na minha opinião, o modelo ocidental de influenciar o desenvolvimento dos países do terceiro mundo está condenado ao fracasso. O Ocidente não entende como lidar com os estados que não têm mais autoridade e são ameaçados pela dissolução. Seus esforços falharam no Iraque, bem como no Afeganistão. Eles simplesmente não são capazes de promover a economia indígena. Muitos bilhões de dólares inundam no Afeganistão, mas sem qualquer efeito significativo."
--- Ahmed Rashid