Frases de Georg Brandes
Mais citações e provérbios de Georg Brandes sobre:
"Parece a Nietzsche que a idade moderna tem Produzido para imitação três tipos de homem ... primeiro, o homem de Rousseau, o Titã que se levanta ... e em sua necessidade de chamar a natureza sagrada. Então o homem de Goethe ... Um espectador do mundo ... Terceiro homem de Terceiro Schopenhauer ... voluntariamente assume a dor de dizer a verdade."
--- Georg Brandes
"Esquecimento, o Unhistry, é ... a atmosfera, em que a vida sozinha pode entrar em ser. Para entender, vamos imaginar um jovem que é apreendido com uma paixão por uma mulher, ou um homem que é influenciado por uma paixão pelo seu trabalho. Em ambos os casos, o que está por trás deles deixou de existir e, no entanto, este estado (o mais não histórico que pode ser imaginado) é aquele em que todas as ações, cada grande ação é concebida e realizada."
--- Georg Brandes
"O que [Nietzsche] chama a moralidade escrava é para ele apenas apesar da moralidade; E essa moralidade de apesar deu novos nomes a todos os ideais. Assim, a impotência, que não oferece represália, tornou-se bondade; Baseza Craven tornou-se humildade; submissão a ele que foi temido tornou-se obediência; Incapacidade de afirmar que o eu se tornou a relutância em afirmar o próprio eu, tornou-se perdão, amor pelos inimigos. A miséria tornou-se uma distinção"
--- Georg Brandes
"A história, em [Nietzsche's], pertence a ele que está lutando contra uma grande luta, e que precisa de exemplos, professores e edredons, mas não consegue encontrá-los entre seus contemporâneos. Sem história, a cadeia montanhosa dos grandes momentos dos grandes homens, que atravessa milênios, não podia ficar de forma clara e vividamente diante de mim."
--- Georg Brandes
"O que aqui aconteceu é que o instinto de crueldade, que se transformou para dentro, tornou-se auto-tortura, e os instintos animais de todos os homens foram reinternados como culpa para Deus. Todo homem não dispõe de sua natureza, ao seu ser real, ele apega como um sim, uma afirmação da realidade aplicada à santidade de Deus"
--- Georg Brandes
"Sob o domínio dos sacerdotes Nossa Terra tornou-se o planeta ascético; Um squalidena desmarcamento através do espaço, povoado por criaturas descontentes e arrogantes, que estavam enojadas com a vida, abominou seu globo como uma venda de lágrimas, e que em sua inveja e ódio de beleza e alegria se tornaram tanto quanto possível."
--- Georg Brandes