Frases de Nina Berberova
Mais citações e provérbios de Nina Berberova sobre:
"Eu acho que um formigueiro é Melhor que um ninho ... que no formigueiro entre cem mil ou um milhão você é mais livre do que em um ninho, onde todos se sentam e olham um para o outro, esperando até que os cientistas finalmente descobrem maneiras de nos fazer leitores da mente. ... a psicologia do ninho é repugnante para mim, e eu sempre simpatizo com aquele que foge seu ninho, mesmo se ele foge em um formigueiro, onde pode ser lotado, mas pode-se encontrar solidão - esse estado mais natural, mais digno do homem, aquele estado precioso e intenso de estar consciente do mundo e de si mesmo."
--- Nina Berberova
"[em Paris:] Existe, constante, eterna, quem vive nele, e é em nós. Nós amamos ou odeio, mas não podemos escapar dele. É um círculo de associações em que o homem existe, sendo ele mesmo um círculo de associações. Tendo entrado e sai, não somos o que estávamos antes de saber: nos devorou, nós devoramos, e o problema não é que nós ou não queríamos. Nós consumimos um ao outro. Cursos em nosso sangue."
--- Nina Berberova
"Eu aprendi a buscar intensidade em vez de felicidade, não alegrias e prosperidade, mas mais da vida, um senso de vida concentrado, Um sentimento fortalecido de existência, plenitude e concentração de pulso, energia, crescimento, floração, além da imagem da felicidade ou infelicidade."
--- Nina Berberova
"Esta é minha principal laço: Eu estava tão determinado a não perder tempo que muitas vezes fiz a coisa errada. Não perder tempo tem sido a minha preocupação permanente desde que eu tinha três anos de idade, quando me amalhou naquela época é a deformação da vida, é muito tecido, algo que você não pode comprar, trocar, roubar, falsificar ou obter implicando."
--- Nina Berberova
"Eu queria escrever; Eu procurei todos os caminhos possíveis de libertação pessoal, mas nunca poderia sacrificar um instante vivo da vida por causa de uma linha para ser escrito, meu equilíbrio por causa de um manuscrito, uma tempestade dentro de mim por causa de um poema. Eu amei a vida em si muito para isso."
--- Nina Berberova
"Moscou, Roma, Londres, Paris, permanecer no lugar. Leningrado e Nova York flutuam, espalhando todas as suas velas, cortando espaço com suas proas, e podem desaparecer, se não na realidade, então na imaginação do poeta criando um mito, uma tradição mítica sobre o fundamento de sua experiência secreta."
--- Nina Berberova