Frases de Raoul Peck
Mais citações e provérbios de Raoul Peck sobre:
"Eu acho que James Baldwin é, com certeza, um dos mais importantes escritores / pensadores americanos de seu tempo ... não apenas afro-americano. Ele escolheu - perigamente revolucionou os discursos políticos, artísticos e históricos sobre a América. Ele criou sua linguagem particular e original."
--- Raoul Peck
"De uma idade jovem, [James Baldwin] estava assistindo a todos os diferentes filmes. Ele está assistindo John Wayne matando os índios. Ele veio ao ponto em que os índios eram ele. Você teve que se educar porque os filmes não estavam edugando você. Os filmes estavam lhe dando um reflexo de você que não era a verdade. Esse é o truque. O filme também estava dando um reflexo do que é o país. Basicamente, um país que queria ser inocente. Essa é a ambivalência de Hollywood."
--- Raoul Peck
"James Baldwin teve uma compreensão inigualável da política e da história e, acima de tudo, a condição humana. Sua prosa é laser afiada. Seu ataque é maciço e não deixa espaço para resposta. Cada frase é uma granada inclinada imediata. Você pega, então percebe que é tarde demais. Apenas sopra em seu rosto. E ainda assim ele ainda conseguiu ficar humano, concurso, acessível."
--- Raoul Peck
"Comecei a ler James Baldwin muito cedo na minha vida. De cada vez, como um jovem adulto nos anos sessenta, quando não havia muitos autores em quem eu pudesse me reconhecer, ele era um importante guia e mentor para mim como ele era para muitos outros. Ele me ajudou a entender quem eu era e decifre o mundo ao meu redor. Ele me deu as palavras para me defender e a retórica argumentativa para dominar discussões com os outros."
--- Raoul Peck
"Foi sempre sobre trazer de volta [ James] As palavras de Baldwin em toda a sua crueza, em todo o impacto - na maneira como ele analisa não apenas este país, mas também a história deste país, as imagens que este país está fabricando através de Hollywood, e que conseqüência que tem em nossa imaginação."
--- Raoul Peck
"James Baldwin é um dos maiores e norte-americanos, escritores da segunda metade do século XX. Um escritor prolífico e um crítico social brilhante, ele prescreveu as tendências destrutivas acontecendo agora em todo o mundo ocidental e além, enquanto sempre mantendo uma sensação de esperança e dignidade humanistas. Ele explorou palpável, mas não dito, intricados de distinções raciais, sexuais e de classe nas sociedades ocidentais e no inevitável, se inevitável, tensões com identidade pessoal, suposições, incertezas, anseio e busca."
--- Raoul Peck