Frases Sobre "Individuação"
"Freud fez a descoberta Muito genuinamente, simplesmente através de trabalhar em seu próprio material - que o mais profundamente explora os fenômenos da individuação humana, quanto mais sem reservas agarra o indivíduo como uma entidade dinâmica e auto-suficiente, quanto mais perto é que no indivíduo que é realmente não é mais individual."
--- Theodor Adorno
"O ato de consciência é central; caso contrário, somos superados pelos complexos. O herói em cada um de nós é obrigado a responder ao chamado de individuação. Devemos nos afastar do cacafonia do mundo ou ao ouvir a voz interna. Quando podemos atrever-nos a viver seus avisos, conseguimos a personalidade. Podemos nos tornar estranhos para aqueles que achavam que nos conheciam, mas pelo menos não estamos mais estranhos para nós mesmos."
--- James Hollis
"Movimentos de ecologia, futurismo, feminismo, urbanismo, protesto e desarmamento, individualidade pessoal não pode apenas salvar o mundo da catástrofe inerente à nossa própria ideia do mundo. Eles exigem uma visão cosmológica que economiza o próprio fenômeno 'mundo', um movimento na alma que vai além das medidas de conveniência à fonte arquetípica do perigo do nosso mundo: a negligência fatídica, a repressão, a Anima Mundi."
--- James Hillman
"Como podemos nos conhecer por nós mesmos? . . . A alma precisa de conexão íntima, não apenas para individuar, mas simplesmente viver. Para isso, precisamos de relacionamentos do tipo profundo, através dos quais podemos nos realizar, onde a auto-revelação é possível, onde o interesse e o amor pela alma é primordial."
--- James Hillman
"Todo o nascimento significa separação de todos, o confinamento dentro da limitação, a separação de Deus, as dores de sendo nascido de novo. O retorno ao todo, a dissolução da individuação dolorosa, a reunião com Deus significa a expansão da alma até que seja capaz mais uma vez para abraçar o tudo."
--- Hermann Hesse
"Central para a psicologia Junguiana é o conceito de "individuação", o processo pelo qual uma pessoa descobre e evolve seu eu, em oposição ao seu ego. O ego é uma persona, uma máscara criada e exigida pela interação social cotidiana, e, como tal, constitui o centro da nossa vida consciente, nossa compreensão de nós mesmos através dos olhos dos outros. O eu, por outro lado, é nosso verdadeiro centro, nossa consciência de nós mesmos sem interferência externa, e é desenvolvido trazendo as partes conscientes e inconscientes de nossas mentes em harmonia."
--- Morris Berman
"De certo modo, um cyborg não tem nenhuma história de origem no sentido ocidental - uma ironia 'final' desde que o Cyborg é também o terrível apocalíptico Telos dos domines de individuação abstrata 'do West's''s '' '''s West's 'Abstract Abstract, uma auto-desatualidade final de toda a dependência, Um homem no espaço."
--- Donna J. Haraway