Frases de "Mikhail Bakunin" sobre "PENSAMENTO"
"Uma pessoa é forte apenas quando ele está em sua própria verdade, quando ele fala e age com suas mais profundas convicções. Então, seja qual for a situação que ele possa estar, ele sempre sabe o que deve dizer e fazer. Ele pode cair, mas ele não pode trazer vergonha sobre si mesmo ou sua causa. Se buscarmos a libertação das pessoas por meio de uma mentira, certamente cresceremos confusos, se desviaremos e soltos de visão do nosso objetivo, e se tiverem alguma influência em todas as pessoas, liderá-los também - em Outras palavras, estaremos agindo no espírito de reação e ao seu benefício."
--- Mikhail Bakunin

"Patriotismo Bourgeois, como eu o vê, é apenas um muito gasto, muito estreito, muito mercenário e profundamente anti-humano passi Além disso, tendo para o seu objeto a preservação e manutenção do poder do estado nacional - isto é, o pilar de todos os privilégios dos exploradores em toda a nação."
--- Mikhail Bakunin

"A liberdade do homem consiste em revoltar contra todas as leis? Dizemos que não, na medida em que as leis são as leis naturais, econômicas e sociais, não impostas autoritativamente, mas inerentes às coisas, em relações, em situações, cujo desenvolvimento natural é expresso por essas leis. Dizemos sim se são leis políticas e jurídicas, impostas aos homens por homens."
--- Mikhail Bakunin

"Sacerdotes, reis, estadistas, soldados, banqueiros e funcionales públicos de todos os tipos; policiais, carcereiros e hangmen; capitalistas, usuradores, empresários e proprietários; advogados, economistas e políticos - todos eles, até a mercearia mais médio, repetir em coro as palavras de Voltaire, que, se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo"
--- Mikhail Bakunin

"Eu me sinto sempre o patriota de todas as pátrias oprimidas. A nacionalidade é um fato histórico e local que, como todos os fatos reais e inofensivos, tem o direito de reivindicar aceitação geral. Toda pessoa, como toda pessoa, é involuntariamente aquilo que é e, portanto, tem o direito de ser em si. A nacionalidade não é um princípio; É um fato legítimo, assim como a individualidade é. Toda nacionalidade, grande ou pequena, tem o direito incontestável de ser em si, viver de acordo com sua própria natureza. Este direito é simplesmente o corolário do princípio geral da liberdade."
--- Mikhail Bakunin

"Eles mantêm que apenas uma ditadura - sua ditadura, é claro - pode criar a vontade das pessoas, enquanto nossa resposta para isso é: nenhuma ditadura pode ter qualquer outro objetivo, mas o da auto-perpetuação, e pode gerar apenas escravidão nas pessoas a tolerando; A liberdade só pode ser criada pela liberdade, isto é, por uma rebelião universal por parte do povo e da organização livre das massas de toiling de baixo para cima."
--- Mikhail Bakunin

"Sr. Marx não acredita em Deus, mas ele acredita profundamente em si mesmo. Seu coração está cheio de amor, mas com Rancor. Ele tem muito pouca benevolência em relação aos homens e torna-se furioso e ... Repeitos ... Quando alguém se atreve a questionar a onisciência da divindade que ele adora, isto é, o próprio Sr. Marx."
--- Mikhail Bakunin

"Mas aqui passos em Satanás, o rebelde eterno, o primeiro freethinker e o emancipador dos mundos. Ele faz o homem vergonha de sua ignorância e obediência bestial; ele emancipa-lo, selos na testa o selo da liberdade e da humanidade, levando-o a desobedecer e comer do fruto do conhecimento."
--- Mikhail Bakunin

"Isso segue claramente que, para tornar os homens morais, é necessário tornar seu ambiente social moral. E isso pode ser feito em apenas um caminho; Assegurando o triunfo da justiça, isto é, a liberdade completa de todos na mais perfeita igualdade para todos. A desigualdade de condições e direitos, e a falta resultante de liberdade para todos, é a grande iniqüidade coletiva gerando todas as iniqüidades individuais."
--- Mikhail Bakunin

"Aqueles manifestos mutuamente opostos são escritos com a mesma eloquência, elas respiram mesma indignação virtuosa, e uma é tão sincera quanto a outra; Isso é para dizer que ambos são igualmente descarados em suas mentiras, e são apenas tolos que são enganados por eles. pessoas sensatas, todos aqueles que tiveram alguma experiência política, nem sequer se dão ao trabalho de ler esses manifestos."
--- Mikhail Bakunin

"Nacionalidade não é um princípio humano universal, mas um fato histórico, local ... toda nação, até mesmo um pequeno, tem seu próprio personagem, seu próprio modo de vida e maneira particular de falar, pensar e se comportando. Essas características distintivas são a essência da nacionalidade, o produto da história e as condições de existência de uma nação. Toda nação, como todo indivíduo, é de necessidade o que é, e tem um direito inquestionável de ser em si. Os chamados direitos nacionais consistem precisamente disso."
--- Mikhail Bakunin

"... uma seita aproveitamento, um povo de sanguessugas, um único parasita devorador de perto e intimamente ligados não só através das fronteiras nacionais, mas também em todas as divergências de opinião política ... [judeus têm] que mercantil paixão que constitui um dos principais traços de seu caráter nacional"
--- Mikhail Bakunin

"Por dez séculos o cristianismo, armado com a onipotência da igreja e do estado e Oposição por nenhuma competição, foi capaz de depravar, debase e falsificar a mente da Europa. Não tinha concorrentes, porque fora da igreja não havia nem pensadores nem pessoas educadas. Ele só ensinou, ele só falou e escreveu, sozinho ensinou"
--- Mikhail Bakunin

"Eu não sou eu mesmo livre ou humano até ou a menos que eu reconheça a liberdade e a humanidade de todos os meus companheiros ... Eu sou verdadeiramente livre somente quando todos os seres humanos, homens e As mulheres são igualmente gratuitas. A liberdade de outros homens, longe de negar ou limitar a minha liberdade, é, pelo contrário, a sua premissa e confirmação necessário."
--- Mikhail Bakunin

"O estado das pessoas, é um jugo, por um lado, dando origem ao despotismo e do outro para a escravidão. Eles dizem que tal YOKE - A ditadura é um passo de transição para alcançar a plena liberdade para as pessoas: anarquismo ou liberdade é o objetivo, enquanto o estado e a ditadura é o m eios, e assim, a fim de libertar as massas de pessoas, eles têm primeiro de ser escravizado"
--- Mikhail Bakunin

"A verdade é que toda a vida do trabalhador é simplesmente uma sucessão contínua e desanimadora de termos de serfdom - voluntário do ponto de vista jurídico, mas obrigatória no sentido econômico - quebrado momentaneamente breves interlições de liberdade acompanhada de fome; Em outras palavras, é uma escravidão real."
--- Mikhail Bakunin

"Exortamos os compromissores a abrirem seus corações à verdade, libertar-se de sua circunspecção miserável e cega, de sua arrogância intelectual, e do medo servil que Seca suas almas e paralisa seus movimentos. Vamos, portanto, confiar no espírito eterno que destrói e aniquila apenas porque é a fonte insondável e eterna de toda a vida. A paixão pela destruição é uma paixão criativa também!"
--- Mikhail Bakunin
