Frases de "Nikolai Berdyaev" sobre "PRIMEIRO"
"Há verdade absoluta no anarquismo e é para ser visto em sua atitude para a soberania do estado e a toda forma de absolutismo do estado. [...] a verdade religiosa do anarquismo consiste nisso, que o poder sobre o homem está ligado ao pecado e do mal, que um estado de perfeição é um estado onde não há poder do homem sobre o homem, isto é, anarquia . O reino de Deus é a liberdade e a ausência de tal poder ... O Reino de Deus é anarquia."
--- Nikolai Berdyaev
"Não há realidade objetiva. Mas há apenas uma ilusão de consciência, há apenas uma objetividade da realidade, que foi criada pelo Espírito. A origem da vida é criatividade, liberdade; E a personalidade, assunto e espírito são os representantes dessa origem, mas não a natureza, não o objeto."
--- Nikolai Berdyaev
"O essencial na criatividade artística é a vitória sobre o fardo da necessidade. Na arte, o homem vive fora, fora de seus fardos, os encargos da vida. Todo ato artístico criativo é uma transfiguração parcial da vida. No conceito artístico, o homem acaba pelo peso do mundo. Na atitude criativa artística em relação a este mundo, temos um vislumbre de outro mundo."
--- Nikolai Berdyaev
"A união da ortodoxia com o absolutismo do estado surgiu sobre o solo de uma não-crença na divinidade da terra, no futuro terrestre da humanidade; Ortodoxia deu a terra nas mãos do estado por causa de sua própria não-crença no homem e à humanidade, por causa de sua atitude niilista em relação ao mundo. Ortodoxia não acredita na ordem religiosa da vida humana sobre a terra, e compensa seu próprio pessimismo sem esperança por um pedido para a ordem vigiada pela autoridade do estado."
--- Nikolai Berdyaev
"O mundo não é uma ideia como afirmado por filósofos que dedicaram suas vidas inteiras à exploração de idéias. Em primeiro lugar, o mundo é paixão. Mas a paixão está associada à tristeza. A tristeza não só surge da morte que nos faz enfrentar a eternidade, mas também da vida que nos faz confrontar o tempo."
--- Nikolai Berdyaev
"A ideia central dos pais orientais foi a da tossis, a divinização de todas as criaturas, a transfiguração do mundo, a ideia do cosmos e não a ideia de salvação pessoal ... só mais tarde A consciência cristã começou a avaliar a ideia do inferno mais do que a ideia da transfiguração e divinização do mundo ... O Reino de Deus é a transfiguração do mundo, a ressurreição universal, um novo céu e uma nova terra."
--- Nikolai Berdyaev
"In criatividade O caminho será encontrado para o assunto para passar no objeto, a identidade do assunto com objeto será restaurada. Todos os grandes criadores prevê esse ponto de virada. Hoje, nas profundezas da própria cultura e em todas as suas esferas separadas, essa crise de criatividade está amadurecendo."
--- Nikolai Berdyaev
"Ética ocupa um lugar central na filosofia porque está preocupado com o pecado, com a origem do bem e do mal e com avaliações morais. E como esses problemas têm um significado universal, a esfera da ética é mais larga do que geralmente supostamente. Ele lida com significado e valor e sua província é o mundo em que a distinção entre o bem e o mal é desenhada, as avaliações são feitas e o significado é procurado."
--- Nikolai Berdyaev
"Criatividade é algo que prossegue de dentro, fora de profundidades imensuráveis e inexplicáveis , não de sem, não da necessidade do mundo. O muito desejo de tornar o ato criativo compreensível, para encontrar uma base para isso, é o fracasso em compreendê-lo. Para compreender o ato criativo significa reconhecer que é inexplicável e sem fundação."
--- Nikolai Berdyaev
"Há algo servil na interpretação do pecado como crime que infringe a vontade de Deus e pede processos judiciais por parte de Deus. O pecado é a dividência, um estado de deficiência, incompletude, dissociação, escravização, ódio, mas não é desobediência e não violação formal da vontade de Deus."
--- Nikolai Berdyaev
"Nossa atitude em relação ao mal deve ser libertada do ódio, e é necessário Para ser iluminado em caráter ... Satanás se alegra quando consegue nos inspirar com sentimentos diabólicos para si mesmo. É aquele que ganha quando seus próprios métodos são usados contra si mesmo ... uma denúncia contínua do mal e seus agentes simplesmente encoraja seu crescimento no mundo uma verdade suficientemente revelada nos Evangelhos, mas aos quais somos persistentemente cegos."
--- Nikolai Berdyaev