Frases de "Paul Cezanne" sobre "DESIGUALDADE"
"Posso repetir o que lhe contei aqui: Tratar a natureza por meio do cilindro, a esfera, o cone, tudo trazido para a perspectiva adequada para que cada lado de um objeto ou um plano seja direcionado para um ponto central. Linhas paralelas ao horizonte dão largura ... linhas perpendiculares a este horizonte dar profundidade. Mas a natureza para os homens é mais profundidade do que a superfície, de onde a necessidade de introduzir em nossas vibrações leves, representadas pelos vermelhos e amarelos, uma quantidade suficiente de bluza para dar a sensação de ar"
--- Paul Cezanne
"O Louvre é o livro em que aprendemos a ler. Não devemos, no entanto, estarmos satisfeitos com retenção das belas fórmulas de nossos ilustres predecessores. Vamos para estudar a bela natureza, vamos tentar libertar nossos meados deles, vamos nos esforçar para nos expressar de acordo com nossos temperamentos pessoais. Tempo e reflexão, além disso, pouco a pouco modificou nossa visão, e na última compreensão vem para nós."
--- Paul Cezanne
"Agora, um momento de tempo é fugaz! Capture sua realidade na tinta! Para fazer isso, devemos colocar todos os outros fora de nossas mentes. Devemos nos tornar esse momento, nos tornamos uma placa de gravação sensível ... Dê a imagem do que realmente vemos, esquecendo tudo o que foi visto antes do nosso tempo."
--- Paul Cezanne
"Calma os olhos, espere, pense em nada. Agora, abra-os ... não se vê nada além de uma grande ondulação colorida. O que então? Uma irradiação e glória de cor. Isto é o que uma foto deve nos dar ... um abismo em que o olho é perdido, uma germinação secreta, um estado colorido de graça ... perícia solta. Desça com o pintor nas raízes escuras das coisas, e suba novamente deles em cores, seja mergulhado à luz deles."
--- Paul Cezanne
"O artista deve desprezar todo julgamento que não é baseado em uma observação inteligente de personagem. Ele deve ter cuidado com o espírito literário que muitas vezes faz com que uma pintura se desvie de seu verdadeiro caminho - o estudo concreto da natureza - para se perder muito por muito tempo em especulações intangíveis."
--- Paul Cezanne