Frases de "Roger Caillois" sobre "ESTRESSE"
"Eu vejo a origem da atração irresistível da metáfora e da analogia, a explicação do nosso estranho e necessidade permanente de encontrar semelhanças nas coisas. Eu mal posso me abster de suspeitar de um magnetismo antigo e difuso; uma chamada do centro das coisas; Uma memória fraca, quase perdida, ou talvez um pressentimento, inútil em um ser tão insensível um ser, de uma sintaxe universal."
--- Roger Caillois
"A vida aparece: Uma umidade complexa, destinada a um futuro intrincado e acusado de virtudes secretas, capazes de desafio e criação. Uma espécie de lodo precário, de mofo de superfície, em que um fermento já está funcionando. Uma seiva turbulenta e espasmódica, uma presença e expectativa de uma nova maneira de ser, quebrando com perpetuidade mineral e a trocando corajosamente para o privilégio duvidoso de ser capaz de tremer, decair e multiplicar."
--- Roger Caillois
"Eu me pergunto, apenas em passar, se a ornamentação indelével que o homem inscreve-se em sua própria epiderme não responde Para uma nostalgia para a coloração universal gerada internamente de corolas, peles, conchas, carapes e asas. Para o homem, tem sido necessário criar obras e ferramentas fora de si mesmo. Mas pode ser que ele retenda uma nostalgia obscura para criá-los em seu próprio corpo, para fazê-los uma parte dela, em vez de projetá-los para fora em uma superfície independente, onde ele é livre para retocar como ele vê o ajuste, o que é precisamente Que pintura e arte são."
--- Roger Caillois