Frases de "Tadeusz Borowski" sobre "ALEGRIA"
"O mundo é governado por nenhuma justiça nem moralidade; O crime não é punido nem a virtude recompensada, é esquecida tão rapidamente quanto a outra. O mundo é governado pelo poder e poder é obtido com dinheiro. Trabalhar é sem sentido, porque o dinheiro não pode ser obtido através do trabalho, mas através da exploração dos outros. E se não podemos explorar tanto quanto quisermos, pelo menos vamos trabalhar o mínimo possível. Dever moral? Acreditamos que nem na moralidade do homem nem na moralidade dos sistemas. [p. 168]"
--- Tadeusz Borowski
"Nem poemas nem prosa apenas um comprimento de corda apenas a terra molhada - é assim de casa. Nem vodka nem pão apenas explosões de raiva apenas mais novas sepulturas - isso é juventude e é amor. Nem o sono nem acordando nem alegria nem risadas apenas lágrimas na noite - então a corda, papel, faca."
--- Tadeusz Borowski
"Por que ninguém grita, ninguém cospe em seus rostos, ninguém pula no seu Gargantas? Nós recuamos nossas tampas para os homens S.S. Voltando da pequena madeira; Se o nosso nome é chamado, nós obedientemente iremos com eles para morrer, e não fazemos nada. Nós fome, estamos encharcados pela chuva, somos rasgados das nossas famílias. O que é esse mistério? Este estranho poder de um homem sobre outro? Esta passividade insana que não pode ser superada? Nossa única força é o nosso grande número; As câmaras de gás não podem acomodar todos nós."
--- Tadeusz Borowski