Frases de "Tadeusz Borowski" sobre "LIVRO"
"Por que ninguém grita, ninguém cospe em seus rostos, ninguém pula no seu Gargantas? Nós recuamos nossas tampas para os homens S.S. Voltando da pequena madeira; Se o nosso nome é chamado, nós obedientemente iremos com eles para morrer, e não fazemos nada. Nós fome, estamos encharcados pela chuva, somos rasgados das nossas famílias. O que é esse mistério? Este estranho poder de um homem sobre outro? Esta passividade insana que não pode ser superada? Nossa única força é o nosso grande número; As câmaras de gás não podem acomodar todos nós."
--- Tadeusz Borowski
"Nem poemas nem prosa apenas um comprimento de corda apenas a terra molhada - é assim de casa. Nem vodka nem pão apenas explosões de raiva apenas mais novas sepulturas - isso é juventude e é amor. Nem o sono nem acordando nem alegria nem risadas apenas lágrimas na noite - então a corda, papel, faca."
--- Tadeusz Borowski
"O mundo é governado por nenhuma justiça nem moralidade; O crime não é punido nem a virtude recompensada, é esquecida tão rapidamente quanto a outra. O mundo é governado pelo poder e poder é obtido com dinheiro. Trabalhar é sem sentido, porque o dinheiro não pode ser obtido através do trabalho, mas através da exploração dos outros. E se não podemos explorar tanto quanto quisermos, pelo menos vamos trabalhar o mínimo possível. Dever moral? Acreditamos que nem na moralidade do homem nem na moralidade dos sistemas. [p. 168]"
--- Tadeusz Borowski