Frases de "Aleksandar Hemon" sobre "QUER DIZER"
"Eu tenho duas casas, como alguém que deixa sua cidade natal e / ou pais e, em seguida, estabelece uma vida em outro lugar. Eles podem dizer que eles estão indo para casa quando eles retornam para ver velhos amigos ou pais, mas então eles vão para casa também quando vão para onde moram agora. Sarajevo é casa, Chicago está em casa."
--- Aleksandar Hemon
"Há estudos que mostraram Que tomamos decisões, éticas e de outra forma, com base na maneira como nos imaginamos como personagens nas histórias de nossas vidas. Em outras palavras, se nos imaginamos corajosos ou loucos ou abertos, mais propensos a tomar decisões em uma determinada situação com base em como nos imaginamos, quaisquer que sejam os fatos."
--- Aleksandar Hemon
"Nos dias antigos, um Memoir era algo escrito por Churchill e pessoas assim, porque tinham uma grande experiência e considerado útil para as gerações futuras. E então se tornou o que se tornou - uma purga pública em que outras pessoas têm a chance de julgar você e depois te perdoar, talvez aprender algo de seu desculpe exemplo."
--- Aleksandar Hemon
"Eu penso na história enquanto penso em outras coisas. Esta é uma parte importante do processo: eu olho para isso de lado. Se eu olhar diretamente para isso, não produz nada além do que parece desenhos tão complicados, brilhantes que desmoronam na manhã seguinte. De alguma forma, as histórias amadurecem quando você não está olhando."
--- Aleksandar Hemon
"Deus conhece nosso desespero. Deus quer que seus povos escolhidos morem em paz. Deus ama a vida, cuida menos sobre a morte. Precisamos viver. Eu quero viver, quero que meus filhos morem. Todo mundo que eu sei quer viver. Você tem que se perguntar o que é mais importante para você, a vida é a morte. O que é este mundo sobre - vida ou morte?"
--- Aleksandar Hemon
"Para pessoas que são deslocadas, você pode reconstruir a história da sua vida a partir dos objetos que tem acesso, mas se você não tiver os objetos, há buracos na sua vida. É por isso que as pessoas na Bósnia - se alguém estava correndo de volta para uma casa em chamas, era para salvar fotos."
--- Aleksandar Hemon
"Eu nunca tive um estudante estúpido na minha vida. Eu nunca olho para os meus alunos. Eu nunca pensei: "Olhe para essas pessoas". Eu poderia argumentar com eles e acho que alguns deles podem ter equívocos - que eles podem ser infectados pela preguiça intelectual que é a base da cultura popular americana, e do capitalismo, se desejar. Mas parte do meu trabalho como professor é trabalhar com isso - contra isso."
--- Aleksandar Hemon
"Há uma necessidade social e humana para algum tipo de continuidade, mas não é axiomático e não é algo que você nasceu; é algo que você tem que trabalhar. E uma das maneiras de trabalhar nisso - talvez o melhor - seja contar histórias: contando histórias sobre si mesmo para os outros, contando histórias sobre si mesmo para si mesmo, contando histórias sobre os outros para os outros."
--- Aleksandar Hemon
"Você pode ver a diversidade que peças na antologia representa e, em seguida, as interconexões - óbvias e menos óbvias - entre várias histórias ou entre vários modos de contar histórias. A diversidade gera necessidade de conversa, a conversa gera interesses comuns, bem como diferenças. Literatura, como projeto humano, é tudo sobre isso."
--- Aleksandar Hemon
"Aplicamos o idioma que é reconfortante e confortável e familiar, a fim de entender o que confunde e nos assusta. Esse é o primeiro passo em direção ao clichê e estereótipo, como são dispositivos reconfortantes. Eles reduzem o mundo confuso para o já familiar. Estamos sempre alisando os solavancos da vida real para transformá-lo em vida narrativa."
--- Aleksandar Hemon
"Eu não pretendia ficar; Eu não tinha experiência nos Estados Unidos - eu posso ter sido aqui menos de 24 horas - mas eu sabia que nunca entraria lá. E 'não há que ser a América necessariamente, mas esse modo harmonioso de viver que algumas pessoas têm sorte o suficiente para ter neste país."
--- Aleksandar Hemon
"Eu li tudo o que poderia encontrar em inglês - Twain, Henry James, Hemingway, realmente tudo. E depois, depois de um tempo eu comecei a escrever peças mais curtas em inglês, e uma delas foi publicada em uma revista literária e é assim que começou. Depois disso, a escola de pós-graduação não parecia muito importante."
--- Aleksandar Hemon
"Todo escritor deve algo a uma tradição específica que cresceu. Mas nenhum escritor sério - além dos militantemente nacionalistas - reduziriam seu domínio de influência a uma única tradição. Além disso, as rupturas históricas são tão comuns e grandes na Europa que há rupturas em todas as tradições que então conectam as mesmas gerações nas fronteiras nacionais. Os mais jovens escritores da Europa Oriental, por exemplo, têm mais em comum com outros escritores da mesma idade na Europa, do que com as avaliações anteriores e comunistas em seus próprios países."
--- Aleksandar Hemon