Frases de "Barbara Demick" sobre "CARBON"
"Um soldado norte coreano Mais tarde, lembraria um amigo que recebera um prensco americano e estava mostrando para seus amigos. O soldado cortou algumas unhas, admirou as bordas afiadas e limpas e se maravilharam com a mecânica desse item simples. Então ele percebeu com um coração afundando: se a Coréia do Norte não pudesse fazer um tapulador de unhas tão fina, como isso poderia competir com armas americanas?"
--- Barbara Demick
"A Coreia do Norte convida a paródia. Nós rimos dos excessos da propaganda e a credulibilidade do povo. Mas considere que sua doutrinação começou na infância, durante os quatorze dias gastos em centros de creches de fábrica; que para os cinquenta anos subseqüentes, cada música, filme, artigo de jornal e outdoor foi projetado para deificar Kim Il-Sung; Que o país era hermeticamente selado para manter qualquer coisa que pudesse se lançar na divindade de Kim Il-Sung. Quem poderia resistir?"
--- Barbara Demick
"Os defetores norte-coreanos muitas vezes acham difícil se estabelecer. Não é fácil para alguém que escape de um país totalitário morar no mundo livre. Os defetores precisam redescobrir quem estão em um mundo que oferece infinitas possibilidades. Escolhendo onde viver, o que fazer, mesmo que roupas para colocar de manhã é difícil o suficiente para aqueles de nós acostumados a fazer escolhas; Pode ser totalmente paralisante para as pessoas que tiveram decisões tomadas por eles pelo estado toda a sua vida."
--- Barbara Demick