Frases de "Bertrand Russell" sobre "HORROR DE GUERRA"
"Nenhum homem trata um motor de motor tão tolamente quanto ele trata outro ser humano. Quando o carro não vai, ele não atribui seu comportamento irritante ao pecado; Ele não diz: 'Você é um motorista malvado, e eu não vou te dar mais gasolina até ir.' Ele tenta descobrir o que está errado e para corrigi-lo."
--- Bertrand Russell
"O que faz um pensador livre não é suas crenças, mas a maneira como ele os mantém. Se ele os segura porque seus anciãos disseram que eram verdade quando ele era jovem, ou se ele os segura porque se ele não fosse infeliz, seu pensamento não é livre; Mas se ele os segura porque, depois do pensamento cuidadoso, ele encontra um equilíbrio a seu favor, então seu pensamento é livre, por mais estranhas que suas conclusões podem parecer."
--- Bertrand Russell
"Minha opinião sobre a religião é a de Lucretius. Considero uma doença nascida do medo e como uma fonte de miséria incalsa para a raça humana. Não posso, no entanto, negar que tenha feito algumas contribuições para a civilização. Ajudou nos primeiros dias para fixar o calendário, e causou sacerdotes egípcios a crônica eclipses com tais cuidados que no tempo eles se tornaram capazes de prever-los. Estes dois serviços que estou preparado para reconhecer, mas eu não sei de nenhum outro."
--- Bertrand Russell
"Nas vidas diárias da maioria dos homens e mulheres, o medo desempenha uma parte maior do que a esperança: eles estão mais cheios do pensamento das posses que os outros podem tirar deles, do que a alegria que eles podem criar em suas próprias vidas e nas vidas com as quais entram em contato. Não é de modo que a vida seja vivida."
--- Bertrand Russell
"Toda a concepção de um deus é uma concepção derivada dos antigos despotismos orientais. É uma concepção bastante indigna de homens livres. Devemos nos levantar e olhar o mundo francamente no rosto. Devemos fazer o melhor que podemos do mundo, e se não for tão bom como desejamos, afinal ainda será melhor do que esses outros fizeram disso em todas essas idades."
--- Bertrand Russell
"Estou ciente de que muitos divines são muito mais maravilhosos do que eu, e que não posso apreciar totalmente os méritos até agora transcendendo os meus. No entanto, mesmo depois de fazer subsídios sob esta cabeça, não posso, mas acho que a onipotência operando por toda a eternidade pode ter produzido algo melhor."
--- Bertrand Russell
"Tornou-se um lugar comum que a agressividade também tem suas raízes com medo. Estou inclinado a pensar que esta teoria foi levada longe demais. [...] o tipo de agressividade que é o resultado da timidez não é, acho que o que inspira grandes líderes; Os grandes líderes, devo dizer, tenho uma autoconfiança excepcional que não é apenas na superfície, mas penetra profundamente no subconsciente."
--- Bertrand Russell
"Eu encontrei, por exemplo, que, se eu tiver que escrever no tópico bastante difícil, o melhor plano é pensar nisso com muito grande intensidade - a maior intensidade da qual eu Sou capaz - por algumas horas ou dias, e no final dessa época dar ordens, por assim dizer (para minha mente subconsciente) que o trabalho é prosseguir no subsolo. Depois de alguns meses, volto conscientemente ao tópico e acho que o trabalho foi feito."
--- Bertrand Russell
"Além disso, a atitude de que alguém deveria acreditar tal e tal proposição, independentemente da questão se há evidência a seu favor, é uma atitude que produz hostilidade para evidências e nos faz fechar nossas mentes para todos os fatos que não se adequam aos nossos preconceitos."
--- Bertrand Russell
"As objeções à religião são de dois tipos - intelectual e moral. A objeção intelectual é que não há razão para supor qualquer religião verdadeira; A objeção moral é que os preceitos religiosos datam de um momento em que os homens eram mais cruéis do que são e, portanto, tendem a perpetuar as desumanidades que a consciência moral da idade de outra forma superaria."
--- Bertrand Russell
"Quando você vem a olhar para este argumento do design, é uma coisa mais surpreendente que as pessoas podem acreditar que este mundo, Com todas as coisas que estão nele, com todos os seus defeitos, devem ser os melhores que a onipotência e a omnisciência foram capazes de produzir em milhões de anos."
--- Bertrand Russell
"A minha conclusão é que não há razão para acreditar em algum dos dogmas da teologia tradicional e, mais, que não há razão para desejar que eles fossem verdade. Homem, na medida em que ele não está sujeito a forças naturais, é livre para elaborar seu próprio destino. A responsabilidade é dele, e assim é a oportunidade."
--- Bertrand Russell
"Mas se o pensamento é para se tornar a posse de muitos, não o privilégio dos poucos, devemos ter feito com medo. É o medo que mantenha os homens de volta - temem que suas crenças queridas devem provar delírios, medo de não ser as instituições pela qual vivem devem provar prejudiciais, temor que eles próprios devem ser menos dignos de respeito do que se supõem."
--- Bertrand Russell