Frases de "Burhan Sonmez" sobre "LIVRO"
"Temos que considerar a cultura respeitosamente, mas por outro lado, é perigoso. Quando começamos a falar sobre culturas, começamos a esquecer os indivíduos. Todo indivíduo é único. A humanidade tem sentimentos e idéias comuns, mas poderíamos ter outras conexões também. Por exemplo, posso estar muito perto de alguém em Nova York de alguma forma. Por causa da música que eu gosto ou como eu gosto de assistir jogos de futebol, ou porque eu gosto de ler clássicos russos."
--- Burhan Sonmez
"Hoje em dia é um grande problema na Europa porque você é forçado a se descrever por sua cultura, e você começa Esqueça-se, sua identidade. Você deveria agir de certas maneiras. Você é limitado. Quando você tenta sair das linhas para entrar em algum outro jardim, então você é culpado e apedrejado porque é como blasfêmia. Quando falamos de cultura, temos que ver esses dois lados para isso. Quando o ignoramos, é perigoso. Quando falamos sobre isso demais, também é perigoso. Temos que ter um equilíbrio moderado."
--- Burhan Sonmez
"Alguém pode dizer sobre uma pessoa ", eles são um" ocidental ". Mas quem são ocidentais? Grego, búlgaro, alemão, inglês, escandinavo, espanhol, americano, latim. Todas as diferentes nações, todas as pessoas diferentes. Indivíduos diferentes vivem no Ocidente. Não existe tal coisa como "oeste", assim como não há coisas como "leste". O que é "leste?" Turquia, Irã, China, Índia, Japão. Eles são todos diferentes. Eles são todos únicos."
--- Burhan Sonmez
"Quando as pessoas não estão em uma cela de prisão, elas acreditam que são livres e felizes. Isso não é verdade. Porque em Istambul, a pessoa moderna acorda às 5 horas ou às 6 horas da manhã, fica no ônibus por duas horas para chegar ao trabalho, trabalha pelo menos dez horas, às vezes doze ou quatorze, depois volta para casa , só para ganhar algum dinheiro para pagar aluguel e comida. Essa não é a vida de um ser humano. Essa é a vida de um verme na terra. Essa é a vida de um inseto."
--- Burhan Sonmez
""Culture" é um novo fenômeno, eu acredito . A cultura é a nova religião. As pessoas tratam você com base em sua cultura. Você é empurrado para se descrever por sua cultura: curdo ou turco? Ala esquerda ou direita? Progressivo ou conservador? Ocidental ou Easterner? Europeu ou asiático? Por isso, temos um rótulo pronto para você."
--- Burhan Sonmez
"Quando decidi escrever um romance sobre Istambul, pensei que deveria colocar os rostos diferentes de Istambul em um livro. Eu também coloquei os personagens em uma célula, e são três histórias no subsolo, em vez da superfície. Os personagens têm um Istambul, o outro é acima do solo. Um está escuro, um está à luz. Esse tipo de contradição - aqueles lados opostos - cria uma grande energia em Istambul."
--- Burhan Sonmez
"Tantos acadêmicos foram presos ou expulsos de seus posts universitários só porque assinaram uma carta pedindo solução pacífica para a questão curda. Todos eles são declarados inimigos do estado pelo presidente. Só porque eles publicaram uma carta dizendo: "Pare de se matar e começar a falar por uma resolução pacífica". Esse tipo de intolerância do governo para o resto da sociedade - especialmente pessoas em favor da liberdade de expressão, direitos humanos e mais democracia para todos - é uma questão muito importante na Turquia."
--- Burhan Sonmez
"Eu acredito que a Tunísia e o Egito Olhe para a Turquia e veja o que não fazer. A Turquia parece ser um país secular e democrático, mas é apenas um show. Estamos perdendo a eficácia das instituições democráticas como Parlamento e Judiciário. Eles agora estão se transformando em ferramentas para o benefício de um sistema de pedidos de presidente. Um governo democrático só é possível em uma base democrática democrática cercada pela ação participativa de pessoas comuns."
--- Burhan Sonmez
"Democracia é ter idéias diferentes, mesmo extremas. Na democracia há espaço para todos eles e pontes para conectá-los. Na Turquia, estamos perdendo essas pontes, e todo mundo está tentando destruir espaços para o lado oposto. Quando olhamos para isso, Istambul é como diferentes pátios divididos por paredes grandes e grossas."
--- Burhan Sonmez
"Istanbul é dividido pelo tempo, não o espaço. A primeira Istambul é a Istambul do passado. Há muito tempo, durante o império, era lindo, era o tempo glorioso da nossa nação, dizem as pessoas. Então, quando eles falam hoje, eles se queixam disso: é muito melancólico, é muito estressante. Perdemos nossa idade de ouro no passado, e agora estamos vivendo em nossa era escura."
--- Burhan Sonmez
"A sociedade turca é dividida não apenas culturalmente, mas também politicamente. Você é conservador ou progressivo. Islamista ou secular. Asa direita ou asa esquerda. Esse tipo de divisão pode ser visto em qualquer sociedade, mas na Turquia, o problema é que estamos perdendo qualquer tipo de conexão entre grupos e qualquer tipo de desejo de se entender. Os grupos se odeiam e estão demolindo todas as pontes entre si. Então a sociedade é dividida estritamente."
--- Burhan Sonmez
"Talvez as divisões assim são fáceis para as pessoas aceitarem, porque então você não precisa fazer um esforço para entender as pessoas ou apreciar cada uma delas. Você apenas lhes dá um nome geral: "Pessoas negras" e "pessoas brancas". "Pessoas altas" e "pessoas curtas". "Homem" e "mulher". Mas temos que esquecer todos esses termos. Cada indivíduo é único em si mesmo ou a si mesmo."
--- Burhan Sonmez
"A maneira que eu escrevi é uma maneira agradável e agradável de escrever histórias, para fingir dizer algo quando você realmente está dizendo outra coisa. "Ei pessoal, venha, eu vou te levar uma partida de futebol." Todos eles vêm - e você de repente os leva a assistir ao teatro no palco. Em Istambul Istambul, fingi falar sobre tortura e política, mas na verdade não. Em vez disso, falo de esperança e desesperança, escuridão e luz, boa e mal, amor e separação."
--- Burhan Sonmez
"Riso é algo que temos contra a opressão e as pessoas opressivas. Ditadores odeiam pessoas que riem deles. É fácil para eles destruir pessoas que resistem. Mas se você criar piadas contra eles, escreva poemas engraçados ou artigos contra eles, então eles se sentem desamparados e desesperados. Eles não podem fazer nada."
--- Burhan Sonmez