Frases de Ingmar Bergman
Mais citações e provérbios de Ingmar Bergman sobre:
"Eu costumo dar uma caminhada depois do café da manhã, escrever por três horas, almoçar e ler a tarde. Demônios não gostam de ar fresco - eles preferem se você ficar na cama com pés frios; Para uma pessoa que é tão caótica quanto eu, que luta para estar no controle, é uma necessidade absoluta seguir essas regras e rotinas. Se eu me deixar ir, nada será feito."
--- Ingmar Bergman
"Quando você se sentir perpetuamente desmotivado, você começa a questionar sua existência de maneira insalubre; Tudo se torna uma pergunta intelectual pseudo que você não tem interesse em responder. Todo esse processo se torna sua própria pele e não afeta apenas você; Na verdade, define você. Então, você se vê como uma figura sombria indigna de desenvolver interesse, indigna de se perguntar sobre o mundo - profundamente indigno em todos os sentidos e profundamente ausente em sua própria presença."
--- Ingmar Bergman
"O mundo é um cova de ladrões, e a noite está caindo. O mal quebra suas correntes e atravessa o mundo como um cachorro louco. O veneno afeta todos nós. Ninguém escapa. Portanto, vamos ser felizes enquanto estamos felizes. Vamos ser gentis, generosos, carinhosos e bons. É necessário e nada vergonhoso ter prazer no pequeno mundo."
--- Ingmar Bergman
"Quando o filme não é um documento, é sonho. É por isso que Tarkovsky é o maior deles todos. Ele se move com essa naturalidade na sala dos sonhos. Ele não explica. O que ele deveria explicar de qualquer maneira? Ele é um espectador, capaz de encenar suas visões no mais disforme, mas, de certa forma, mais disposta da mídia. Toda a minha vida que tenho martelado nas portas dos quartos em que ele se move tão naturalmente. Apenas algumas vezes eu consegui rastejar para dentro. A maioria dos meus esforços conscientes terminaram em fracasso embaraçoso - o ovo da serpente, o toque, cara a cara e assim por diante."
--- Ingmar Bergman
"Às vezes eu vou por dias sem falar com uma alma. Eu acho que, "eu deveria fazer esse chamado", mas eu coloquei isso. Porque há algo prazeroso em não falar. Mas eu amo falar, então não é isso. Mas às vezes pode ser legal. Não é como se eu fique aqui filosofar , porque eu não tenho talento para isso. É apenas essa coisa sobre o silêncio que é tão maravilhoso."
--- Ingmar Bergman