Frases Sobre "2001 A Space Odyssey"
"Como cineastas, queremos que o público tenha a experiência mais completa que puderem. Por exemplo, entrevistei Stanley Kubrick anos atrás pela época de 2001: uma odisseia espacial. Eu ia ver o filme naquela noite em Londres, e ele insistiu em um dos quatro assentos no teatro para a melhor vista ou não assistir o filme."
--- Michael Mann
"O gênio não é em quanto Stanley Kubrick faz em "2001: uma odisseia espacial", mas em quão pouco. Este é o trabalho de um artista tão sublimamente confiante de que ele não inclui um único tiro simplesmente para manter nossa atenção. Ele reduz cada cena à sua essência e deixa a tela por tempo suficiente para contemplá-lo, para habitá-lo em nossas imaginações. Sozinho entre filmes de ficção científica, "2001" não está preocupado em nos emocionar, mas com a inspiração da nossa admiração."
--- Roger Ebert
"Jovens hoje são inundados de imagens desconectadas, mas não têm um instrumento simpático para analisá-los, bem como um quadro histórico de referência para localizá-los. Eu sou lembrado de uma cena nervosa no filme épico de Stanley Kubrick, 2001: uma odisseia espacial, onde um astronauta, sua mangueira de ar cortada pelo computador mestre que se ido amak, gira impotente para o espaço."
--- Camille Paglia
"É incrível que 2001: um espaço Odyssey não envelheceu, exceto por alguns pequenos gadgets técnicos . A principal razão é, naturalmente, o elemento filosófico ou espiritual nesta história. Sabemos tão pouco hoje sobre os segredos da criação e evolução, como sabíamos antes, e não é provável que nós nos conhecemos muito mais. Teremos que ser satisfeitos, como Kubrick foi, respeitosamente admirando o potencial de evolução dentro do mistério da criação do universo."
--- Jan Harlan
"Eu acho que "Avatar" é uma espécie de categoria única, onde as pessoas estão desfrutando da única experiência teatral, mesmo que possam tê-lo visto na tela pequena. Eles querem ter essa experiência imersiva e transportadora. "2001: uma odisséia espacial" jogou por três anos no cinema Loews em Toronto. Eu lembro disso. Apenas continuou jogando. As pessoas queriam retornar a essa experiência. Isso pode não ser o melhor exemplo porque eu acho que "2001" levou 25 anos para quebrar mesmo."
--- James Cameron