Frases Sobre "Superego"
"O daimônico refere-se ao poder da natureza, em vez do superego, e é além do bem e do mal. Também não é o "lembrança para si mesmo" como Heidegger e depois argumentaram, por sua fonte mentiras nesses reinos onde o eu é enraizado em forças naturais que vão além do eu e são sentidas como a compreensão do destino sobre nós. A Daimônica surge do chão de ser, em vez de o eu como tal."
--- Rollo May
"Sociedade ataca cedo, quando o indivíduo é indefeso. Isso escravizá-lo quase antes de ter provado liberdade. As 'Asologias' lhe dirão como sua teologia feita chama de construir uma consciência ou desenvolver um espírito de abnegação. A psicologia chama o crescimento do superego. Considerando como a sociedade longa tem sido, você esperaria um emprego melhor. Mas as campanhas foram mal planejadas e a vitória nunca foi garantida."
--- B. F. Skinner
"Eu sempre tive um superego muito desenvolvido. Eu também tive um id muito poderoso, mas não havia ego no meio. Então escrever sempre foi como cartas enviadas do ID para o Superego, dizendo: "O que está acontecendo aqui?" O que eu amei sobre escrever era que eu era totalmente sem peso. Fiquei espantado com o fato de que eu poderia ser eu mesmo sem ter medo de que alguém se machucaria."
--- Etgar Keret
"Freud nos ensinou que não era Deus que impusesse julgamento sobre nós e nos fez sentir-se culpado quando saímos da linha. Em vez disso, era o superego - que o conceito idealizado do que uma pessoa boa é suposto ser e fazer - nos dado pelos nossos pais, que nos condenaram pelo que era até agora considerado como comportamento ímpio"
--- Tony Campolo
"Nosso conhecimento do histórico de certas doutrinas religiosas aumenta nosso respeito por eles, mas não invalida nossa proposta de que eles deixam de ser apresentados como as razões para os preceitos da civilização. Pelo contrário! Esses resíduos históricos nos ajudaram a ver os ensinamentos religiosos, como eram, como relíquias neuróticas, e agora podemos argumentar que o tempo provavelmente veio, como acontece em um tratamento analítico, para substituir os efeitos da repressão pelos resultados do Operação racional do intelecto."
--- Sigmund Freud