Frases de "James Nachtwey" sobre "CONEXõES"
"O pior é sentir que, como fotógrafo, estou me beneficiando da tragédia de outra pessoa. Esta ideia me assombra. É algo que tenho que considerar todos os dias porque sei que se eu permitir que a compaixão genuína seja ultrapassada pela ambição pessoal, terei vendido minha alma. A única maneira que posso justificar meu papel é ter respeito pela situação da outra pessoa. Até que ponto eu faço isso é a extensão em que eu me aceito pelo outro; E nessa medida, posso me aceitar."
--- James Nachtwey
"Eu quero que meu trabalho se torne parte do nosso visual história, para inserir nossa memória coletiva e nossa consciência coletiva. Espero que seja servir para nos lembrar que as tragédias mais profundas da história dizem respeito aos grandes protagonistas que definem eventos em movimento, mas as inúmeras pessoas comuns que são apanhadas nesses eventos e dilaceram-se por sua fúria sem remorso. Eu tenho sido uma testemunha, e essas fotos são meu testemunho. Os eventos que registrei não devem ser esquecidos e não devem ser repetidos."
--- James Nachtwey
"As fotos que vieram do Vietnã estavam nos mostrando o que realmente estava acontecendo no nível do solo. Foi em contradição com o que nossos líderes políticos e militares estavam nos dizendo. Eles eram imagens documentais diretas. Uma poderosa acusação da guerra, de quão cruel e injusta era. Quando finalmente decidi o que fazer com a minha vida, foi seguir nessa tradição."
--- James Nachtwey
"Mas todo mundo não pode estar lá, e é por isso que os fotógrafos vão lá - para mostrá-los, para alcançá-los e pegá-los e fazê-los parar o que estão fazendo e prestar atenção ao que está acontecendo - para criar fotos o suficiente para superar os efeitos de diluição da mídia de massa e sacudir as pessoas de sua indiferença - protestar e pela força desse protesto para fazer os outros protestarem."
--- James Nachtwey
"Muitas pessoas neste mundo fazem trabalhos que são perigosos e onde sua vida está em risco e eles sentem que há algum tipo de valor ao seu trabalho, acho que é assim que me sinto sobre o que faço. Há uma função social para a fotografia documental que é muito importante e requer que as pessoas assumem riscos."
--- James Nachtwey