Frases de "Luc de Clapiers" sobre "RAZãO"
"Nunca devemos ter medo de repetir uma verdade antiga, quando nos sentimos que podemos torná-la mais impressionante por um turno mais com mais cedo, ou trazê-lo ao lado de outra verdade, o que pode torná-lo mais claro, e assim acumulando evidências. Pertence à faculdade inventiva para ver claramente o estado relativo das coisas, e poder colocá-los em conexão; Mas as descobertas de idades passadas pertencem menos aos seus primeiros autores do que àqueles que os tornam praticamente úteis para o mundo."
--- Luc de Clapiers
"Conhecimento superficial ... é prejudicial para aqueles que possuem verdadeiro gênio; Pois necessariamente atrai-os de seu objeto principal, desperdiça sua indústria sobre os detalhes e sujeitos estrangeiros às suas necessidades e talentos naturais, e por último não serve, como elas se iluminam, para provar a largura de sua mente. Em todas as idades, houve homens de inteligência muito moderada que sabiam muito, e assim pelo contrário, homens da mais alta inteligência que conheciam muito pouco. A ignorância não é falta de inteligência, nem conhecimento de uma prova de gênio."
--- Luc de Clapiers
"A Maxim que os homens não devem ser elogiados antes que sua morte fosse inventada por inveja e muito levemente adotada por filósofos. Eu, pelo contrário, sustento que eles deveriam ser elogiados em sua vida se eles merecem; Mas ciúme e calúnia, despertado contra sua virtude ou seu talento, mão-de-obra para degradar-os se alguém empreender testemunho para eles. É criticismo injusto que eles devem temer a perigo, não sincero elogio."
--- Luc de Clapiers
"Assim que uma opinião se torna comum, é motivo suficiente para os homens abandonarem e manter a opinião oposta até que Por sua vez, envelhecem, e eles precisam se distinguir por outras coisas. Assim, se eles atingirem seu objetivo em alguma arte ou ciência, devemos esperá-los em breve para lançá-lo de lado para adquirir uma fama fresca, e isso é em parte pela razão pela qual as idades mais esplêndidas degeneram tão rapidamente e, mal emergido da barbárie, mergulhando nele novamente."
--- Luc de Clapiers