Frases de "Morton Feldman" sobre "OBJETIVO"
"Eu tenho um amigo muito querido, um grande pintor, me ligou muito chateado, o trabalho não estava indo bem ... ele me pediu para vir Para seu estúdio - o que eu fiz - olhei ao redor do trabalho, dezenas de esboços, desenhos, fotos grandes, e eu estava muito perto de seu trabalho, intensamente envolvido com seu trabalho, e ele me perguntou: 'O que há de errado? 'E eu disse:' Simples - é uma perda de nervo."
--- Morton Feldman
"Parece-me que o assunto da música, de Machaut a Boulez, sempre foi sua construção. Melodias de linhas de 12 tons simplesmente não acontecem. Eles devem ser construídos .... para demonstrar qualquer ideia formal na música, se a estrutura ou a restrição, é uma questão de construção, na qual a metodologia é a metáfora controladora da composição ... apenas por "desloque" os elementos tradicionalmente usados Para construir uma peça de música, os sons poderiam existir em si mesmos - não como símbolos, ou memórias que eram memórias de outras músicas para começar."
--- Morton Feldman
"Para mim, tomei uma atitude militante em relação aos sons. Eu queria que sons fossem uma metáfora, que eles poderiam ser tão livres quanto um ser humano poderia ser livre. Essa foi a minha ideia de som. Ainda é que eles deveriam respirar ... não para ser usado para o interesse adquirido de uma ideia. Eu sinto que a música não deve ter interesses investidos, que você não deveria saber como é feito, que você não deveria saber se há um sistema, que você não deveria saber nada sobre isso ... exceto que é algum tipo de vida Forçar que, em algum grau, realmente muda sua vida ... Se você está nele."
--- Morton Feldman