Frases de "Pedro Almodovar" sobre "SABE"
"Tanto sexo e morte são temas eternos. Você poderia fazer milhares de filmes neste tema, e se você tem um ser humano que está pintando, cantando, fazendo um filme, escrevendo, estes são os temas que você voltará e retornará. Se você não tem nenhuma dessas expressões artísticas, o sexo é um dos únicos dons que a natureza lhe deu de graça, por isso é muito importante comemorá-lo. E então, com a morte, estamos condenados a isso. Isso é absolutamente presente em nossas vidas."
--- Pedro Almodovar
"Sim, as mulheres são mais fortes que nós. Eles enfrentam mais diretamente os problemas que os confrontam e, por essa razão, são muito mais espetaculares para falar. Eu não sei por que estou mais interessado em mulheres, porque eu não vou a psiquiatras, e não quero saber por quê."
--- Pedro Almodovar
"Todos os meus filmes têm uma dimensão autobiográfica, mas isso é indiretamente, através dos personagens. Na verdade, estou por trás de tudo o que acontece e é dito, mas nunca estou falando de mim mesmo em primeira pessoa. Algo em mim - provavelmente uma antipatia do expositorismo barato me impede de se aproximar de um projeto autobiograficamente."
--- Pedro Almodovar
"Como mulher, ela [Penelope Cruz] obviamente tem mudou como ela se tornou um adulto. Mas, como atriz, eu realmente posso dizer que ela não mudou tanto. E ela tem algo grande, especialmente na comédia, e ela não foi explorada tanto quanto poderia estar em comédia, mas particularmente naquela mistura entre comédia e drama. Ela tem uma qualidade muito especial sobre ela. Você pode colocá-la em situações muito extremas, especialmente situações muito dolorosas, em termos de como seu personagem interpreta isso. E às vezes, o mais profundo e mais humano que a dor é, melhor ela é nisso."
--- Pedro Almodovar
"Eu sou um passageiro muito morento. Eu não falo. Eu não tenho sexo. Sem álcool. Eu não faço drogas. A coisa que eu gosto de voar é que sinto que posso realmente me concentrar. Eu costumava escrever muitas coisas, e muitas ideias para meus filmes pertencem a este momento em que não estou em qualquer lugar especificamente em termos de tempo e espaço e geografia. Estou suspenso, e esta suspensão me encaixa muito bem."
--- Pedro Almodovar
"Se eu não tivesse sido bem sucedido como diretor, então tenho certeza que ainda estaria contando histórias. Eu teria continuado em 16 mm ou encontrei um meio diferente para dizer a eles. Talvez eles tenham sido menos glamourosos do que filmes, mas eu continuaria a contar histórias."
--- Pedro Almodovar
"Quando realmente tivermos o script de produção depois de muitas reescritas, nesse ponto é quando eu começo a decidir qual será a aparência e as cores. Eu trabalho como um pintor, mesmo que eu esteja trabalhando em três dimensões. Estou trabalhando com cadeiras. Estou trabalhando com paredes. Mas até coisas como o chão ou as paredes que as pessoas podem pensar não são importantes, elas realmente influenciam a visualização visual do filme. Estas são também coisas que tenho que pensar."
--- Pedro Almodovar
"Quando faço um filme, nunca paro de descobrir mistérios, fazendo descobertas. Quando estou escrevendo, filmando, editando, mesmo fazendo trabalho promocional, descobri coisas novas sobre o filme, sobre mim e sobre os outros. Isso é o que eu estou subconscientemente procurando ao fotografar um filme: Para vislumbrar as enigmas da vida, mesmo que eu não os resolver, pelo menos para descobri-los. O cinema é curiosidade no significado mais intenso da palavra."
--- Pedro Almodovar
"Eu tentei pensar nesses dois problemas muito livremente. Com sexo, acho que posso conseguir com isso. Com a morte, este é um tema mais difícil para mim. Eu não sou crente, mesmo que eu seja batizado. Eu não pratico. Eu não acredito em Deus, então me sinto muito sozinho enfrentando a morte. O que eu descobri é que a única maneira de reconhecer a morte é se você é parte da vida, se você faz parte do prazer sexual, se você a vincular com prazer sexual."
--- Pedro Almodovar
"Eu sou realmente um pesadelo para o designer de moda porque eu levo toda a sua autoridade, e eu me tornar a autoridade, e eu o transformar em meu assistente. Você poderia dizer que eu intervir, e intervir de uma maneira muito determinante em todos os aspectos que têm a ver com a construção visual do filme."
--- Pedro Almodovar