Frases de "Thomas Aquinas" sobre "ASTROLOGIA"
"É totalmente ilegal matar a si mesmo ... portanto, o suicídio é contrário à inclinação da natureza, e a caridade, por meio do qual o homem Deve amar a si mesmo ... A vida é o presente de Deus para o homem, e está sujeito ao seu poder, que mata e faz viver. Daí a quem toma sua própria vida, pecados contra Deus ... porque pertence a Deus sozinho para pronunciar sentença de morte e vida."
--- Thomas Aquinas
"Mesmo que ele fosse culpado de falsidade que, em nome de outra pessoa, oferecer coisas que não estão comprometidas com ele, também um homem incorrendo A culpa da falsidade que, por parte da igreja, dá adoração a Deus contrária à maneira estabelecida pela Igreja ou pela Autoridade Divina, e de acordo com o costume eclesiástico."
--- Thomas Aquinas
"[É apropriado que o corpo e o sangue de Cristo estejam verdadeiramente presentes neste sacramento] por causa da perfeição do novo Pacto. Os sacrifícios da aliança antiga continham o verdadeiro sacrifício da paixão de Cristo apenas no símbolo ... Portanto, era necessário que o sacrifício da nova aliança, instituído por Cristo, tenha algo mais, a saber que contém o próprio Cristo que sofreu e conter ele não só no símbolo, mas na realidade."
--- Thomas Aquinas
"Suponha uma pessoa que entra em uma casa Foram sentir calor na varanda e ir mais longe, eram sentir o aumento do calor, mais eles penetravam dentro. Sem dúvida, essa pessoa acreditaria que havia um incêndio na casa, mesmo que não vissem o fogo que deve estar causando todo esse calor. Uma coisa semelhante vai acontecer com qualquer pessoa que considere este mundo em detalhes: alguém vai observar que todas as coisas são organizadas de acordo com seus graus de beleza e excelência, e que quanto mais perto eles são para Deus, mais bonitos e melhores são."
--- Thomas Aquinas
"... [sagrado] doutrina É especialmente baseado em argumentos da autoridade, na medida em que seus princípios são obtidos por revelação: assim devemos acreditar na autoridade daqueles a quem a revelação foi feita. Nem isso leva a dignidade da dignidade desta doutrina, pois embora o argumento da autoridade com base na razão humana seja o mais fraco, mas a discussão da autoridade com base na revelação divina é a mais forte."
--- Thomas Aquinas
"Sem a vida adequada, a vida não poderia existir. Mas tanto a vida como suas condições estabelecem as operações de poder inescrutável. Não sabemos a sua origem; Não sabemos o fim deles. E a presunção, se não a degradação, repousa com aqueles que colocam sobre o trono do universo uma imagem ampliada de si mesmos, e fazem seus feitos uma mera imitação colossal própria. Wonder foi o motivo que levou as pessoas à filosofia ... maravilha é uma espécie de desejo no conhecimento. É a causa do deleite porque ela carrega com ela a esperança de descoberta."
--- Thomas Aquinas
"A perfeição do efeito demonstra a perfeição da causa, pois uma maior potência traz sobre um efeito mais perfeito. Mas Deus é o agente mais perfeito. Portanto, coisas criadas por ele obter perfeição dele. Assim, diminuir a perfeição das criaturas é prejudicar a perfeição do poder divino."
--- Thomas Aquinas
"A igreja já provou indestrutível. Seus perseguidores não conseguiram destruí-la; De fato, foi em tempos de perseguição que a Igreja cresceu mais e mais; Enquanto os perseguidores em si, e aqueles a quem a igreja destruiria, são os próprios que não vieram nada. . . .Again, erros assaltaram-a; Mas, de fato, maior o número de erros que surgiram, mais a verdade foi manifestada. . . . Nem a igreja falhou antes dos assaltos de demônios: pois ela é como uma torre de refúgio a todos os que lutam contra o diabo."
--- Thomas Aquinas
"O que quer que um homem tenha em superabundância é devido, de direito natural, para os pobres pelo seu sustento. Assim, Ambrosius diz, e também é encontrado no Decreto Gratiani: o pão que você reter pertence à fome: as roupas que você cala, para as nuas: e o dinheiro que você enterra na terra é a redenção e a liberdade de a pennilessa."
--- Thomas Aquinas
"Wonder [Admiratio surpreendente, Marvel] é um tipo de desejo de conhecimento. A situação surge quando se vê um efeito e não sabe a sua causa, ou quando a causa do efeito específico é aquela que excede seu poder de compreensão. Portanto, maravilha é uma causa de prazer na medida em que há anexado a esperança de atingir a compreensão daquilo que se quer saber. ... para o desejo é especialmente despertado pela consciência da ignorância e, consequentemente, um homem leva o maior prazer naquelas coisas que ele descobre para si mesmo ou aprende com o solo."
--- Thomas Aquinas
"Dê-nos, ó Senhor, um coração firme, que nenhuma afeição indigna pode arrastar para baixo; Dê-nos um coração descritado, que nenhuma tribulação pode se desgastar; Dê-nos um coração vertical, que nenhum propósito indigno pode tentar de lado. O download de nós também, ó Senhor nosso Deus, entendendo conhecer você, diligência para buscar você, sabedoria para encontrá-lo, e uma fidelidade que pode finalmente abraçar você; Através de Jesus Cristo nosso Senhor."
--- Thomas Aquinas
"Em perguntas desse tipo Existem duas coisas para ser observado. Primeiro, que a verdade das Escrituras ficou inviolivelmente mantida. Em segundo lugar, uma vez que a Escritura admite de diversas interpretações, que ninguém se apega a qualquer exposição particular com tal pertinacidade que, se o que ele deveria ser o ensino das Escrituras, ela deve ser claramente falsa, ele ainda deve presumir Para a frente, para que as Escrituras sagradas sejam expostas à escárnia de incrédulos e o modo de salvação seja fechado para eles."
--- Thomas Aquinas
"Comemoração de Gilbert de Sempringão, fundador da Ordem Gilbertine, 1189 Alguns existem que presumem Muito em sua inteligência que eles se consideram capazes de medir toda a natureza das coisas pelo seu intelecto, em que eles estimam todas as coisas verdadeiras que vêem, e falsas que não vêem. Assim, para que a mente do homem possa ser libertada dessa presunção, e buscar a verdade humildemente, era necessário que certas coisas superassem em seu intelecto fossem propostas ao homem por Deus."
--- Thomas Aquinas
"Mesmo como no abençoado no céu haverá caridade mais perfeita, então no condenado haverá o ódio mais perfeito. Portanto, à medida que os santos se alegrarão em todos os bens, assim será a maldita infija para todos os bens. Consequentemente, a visão da felicidade dos santos lhes dará muito grande dor."
--- Thomas Aquinas
"Parece que a ingratidão, em que um pecado subsequente faz com que o retorno dos pecados anteriormente perdoamos, é um pecado especial. Pois, a doação de agradecimentos pertence a paixão de contador, que é uma condição necessária da justiça. Mas a justiça é uma virtude especial. Portanto, esta ingratidão é um pecado especial. Ação de Graças é uma virtude especial. Mas a ingratidão se opõe ao Dia de Ação de Graças. Portanto, a ingratidão é um pecado especial."
--- Thomas Aquinas
"Uma pessoa é disposta a um ato de escolha por um anjo ... de duas maneiras. Às vezes, a compreensão de um homem é iluminada por um anjo para saber o que é bom, mas não é instruído quanto ao motivo pelo qual ... mas às vezes ele é instruído pela iluminação angélica , tanto que esse ato é bom e quanto à razão pela qual é bom."
--- Thomas Aquinas
"Assim como em um homem há uma alma e um corpo, mas muitos membros; Mesmo assim a Igreja Católica é um corpo, tendo muitos membros. A alma que acelera esse corpo é o Espírito Santo; e, portanto, no credo depois de confessar nossa crença no Espírito Santo, estamos licitando em acreditar no santo Churc católico"
--- Thomas Aquinas
"É devido à impotência nem ignorância na parte de Deus que os males ocorrem no mundo, mas é devido à ordem de sua sabedoria e à grandeza de sua bondade , de onde vêm os muitos e mergulhadores notas de bondade nas coisas, muitas das quais faltariam eram ele não permitir que nenhum mal existisse. Assim, não haveria boa paciência sem o mal da perseguição, nem o bem da preservação de sua vida em um leão, sem o mal da destruição dos animais em que vive."
--- Thomas Aquinas