Frases de "Aleksandar Hemon" sobre "TRADUTORES"
"Tem que haver uma espécie de push de base, um movimento, como era, contra o isolacionismo inerente do capitalismo americano como praticado na indústria de publicação. Precisa haver subsídios e apoio do governo e alguns editores, mainstream e independente, que não têm medo de desafiar os leitores americanos. Precisamos construir uma rede de tradutores, editores e leitores. Esperamos que nossa antologia anual possa fornecer um aumento de interesse pela ficção européia e, como publicamos todos os anos, tornamos um hábito a muitos leitores."
--- Aleksandar Hemon
"Deus conhece nosso desespero. Deus quer que seus povos escolhidos morem em paz. Deus ama a vida, cuida menos sobre a morte. Precisamos viver. Eu quero viver, quero que meus filhos morem. Todo mundo que eu sei quer viver. Você tem que se perguntar o que é mais importante para você, a vida é a morte. O que é este mundo sobre - vida ou morte?"
--- Aleksandar Hemon
"Para pessoas que são deslocadas, você pode reconstruir a história da sua vida a partir dos objetos que tem acesso, mas se você não tiver os objetos, há buracos na sua vida. É por isso que as pessoas na Bósnia - se alguém estava correndo de volta para uma casa em chamas, era para salvar fotos."
--- Aleksandar Hemon
"Quando eu estava no ensino médio, eu estava em uma aula de matemática especial. Fui apaixonado por física, particularmente física nuclear, Einstein e o Big Bang. Eu li muito sobre buracos negros. E em parte porque sou tão preguiçoso Eu pensei que você poderia fazer tudo isso apenas olhando para o céu e pensando universos. Não parecia um trabalho duro quando eu era criança, então me matriculei nesta aula."
--- Aleksandar Hemon
"Eu li tudo o que poderia encontrar em inglês - Twain, Henry James, Hemingway, realmente tudo. E depois, depois de um tempo eu comecei a escrever peças mais curtas em inglês, e uma delas foi publicada em uma revista literária e é assim que começou. Depois disso, a escola de pós-graduação não parecia muito importante."
--- Aleksandar Hemon
"Há uma necessidade social e humana para algum tipo de continuidade, mas não é axiomático e não é algo que você nasceu; é algo que você tem que trabalhar. E uma das maneiras de trabalhar nisso - talvez o melhor - seja contar histórias: contando histórias sobre si mesmo para os outros, contando histórias sobre si mesmo para si mesmo, contando histórias sobre os outros para os outros."
--- Aleksandar Hemon
"É muito mais fácil lidar com os mortos do que com a vida. Os mortos estão fora do caminho, apenas personagens de histórias sobre o passado, nunca mais ilegíveis, nenhum mal-entendido possível, a dor vindo deles estável e gerenciável. Nem você tem que se explicar a eles, para justificar o fato de sua vida."
--- Aleksandar Hemon
"Eu não pretendia ficar; Eu não tinha experiência nos Estados Unidos - eu posso ter sido aqui menos de 24 horas - mas eu sabia que nunca entraria lá. E 'não há que ser a América necessariamente, mas esse modo harmonioso de viver que algumas pessoas têm sorte o suficiente para ter neste país."
--- Aleksandar Hemon
"Europa é uma mudança de forma rápida lugar, em todos os níveis. Imigração, transições pós-comunistas, a unificação, presença constante de guerra e conflito, os desafios inescapáveis para a noção de literatura nacional / cultura - tudo exerce pressão sobre os escritores que devem estar cientes das possibilidades transformacionais da situação."
--- Aleksandar Hemon