Frases de "Bertrand Russell" sobre "RAZãO"
"Mas se o pensamento é para se tornar a posse de muitos, não o privilégio dos poucos, devemos ter feito com medo. É o medo que mantenha os homens de volta - temem que suas crenças queridas devem provar delírios, medo de não ser as instituições pela qual vivem devem provar prejudiciais, temor que eles próprios devem ser menos dignos de respeito do que se supõem."
--- Bertrand Russell
"Até agora eu tenho falado de ciência teórica, que é uma tentativa de entender o mundo. Ciência prática, que é uma tentativa de mudar o mundo, tem sido importante desde o primeiro, e aumentou continuamente em importância, até que tenha quase expulso a ciência teórica dos pensamentos masculinos."
--- Bertrand Russell
"Se fôssemos todos dados pela magia o poder de ler os pensamentos um do outro, suponho que o primeiro efeito seria quase todas as amizades seriam dissolvidas; O segundo efeito, no entanto, pode ser excelente, para um mundo sem quaisquer amigos seriam intoleráveis, e devemos aprender a gostar uns aos outros sem precisar de um véu de ilusão para esconder de nós mesmos que não pensamos um ao outro absolutamente perfeito ."
--- Bertrand Russell
"Os homens aventureiros gostam de naufrágios, mutinias, terremotos, conflagrações e todos os tipos de experiências desagradáveis. Eles dizem para si mesmos, por exemplo, "então é assim que um terremoto é como" e lhes dá prazer ter seu conhecimento do mundo aumentado por este novo item."
--- Bertrand Russell
"As filosofias que foram inspiradas pelo científico A técnica são filosofias de energia e tendem a considerar tudo não-humano como mera matéria-prima. As extremidades não são mais consideradas; Apenas a habilidade do processo é valorizada. Isso também é uma forma de loucura. É, em nosso dia, a forma mais perigosa, e aquela contra a qual uma filosofia sensata deve fornecer um antídoto"
--- Bertrand Russell
"Em um país dos Balcãs, não há muitos anos, uma festa que havia sido espancada por uma margem estreita em uma eleição geral recuperou suas fortunas, atirando um número suficiente de os representantes do outro lado para dar uma maioria. . . . Cromwell e Robespierre. . . Actou igualmente."
--- Bertrand Russell
"Um homem que já percebeu, no entanto temporariamente e, no entanto, brevemente, o que faz a grandeza, não pode mais ser feliz Se ele se permitir ser mesquinho, auto-busca, perturbado por infortúnios triviais, temendo o que o destino pode ter reservado para ele. O homem capaz de grandeza de alma abrirá larga as janelas de sua mente, deixando os ventos soprar livremente sobre ela de todas as porções do universo."
--- Bertrand Russell
"Citizens como concebido pelos governos são pessoas que admiram o status quo e estão preparadas para se exercitar por sua preservação. Estranhamente, enquanto todos os governos visam produzir homens desse tipo para a exclusão de todos os outros tipos, seus heróis no passado são exatamente o tipo que eles visam prevenir no presente. Os americanos admiram George Washington e Jefferson, mas aprisionam aqueles que compartilham suas opiniões políticas."
--- Bertrand Russell
"Mais e mais pessoas estão se tornando incapazes de aceitar crenças tradicionais [religiosas]. Se eles acham que, além dessas crenças, não há razão para gentilmente comportamento, os resultados podem ser desnecessários. É por isso que é importante mostrar que nenhuma razão sobrenatural é necessária para tornar [povo] gentil e provar que apenas através da bondade pode a raça humana alcançar a felicidade."
--- Bertrand Russell
"Na Grande Depressão, as coisas só poderiam ser definidas, fazendo com que a planta ociosa funcione novamente. . . Roosevelt. . . Gastou bilhões de dinheiro público e criou uma enorme dívida pública, mas ao fazê-lo, ele reviveu a produção e trouxe seu país fora da depressão. Os empresários, que, apesar de uma lição tão afiada, continuaram a acreditar na economia antiquada, estavam infinitamente chocados, e embora Roosevelt os salvasse de ruína, eles continuaram a amaldiçoá-lo e falar dele como "o louco na Casa Branca. ' . . . [É mais um] exemplo de incapacidade de aprender com a experiência."
--- Bertrand Russell
"Apareceu que depois de contemplar primeiro um livro sobre algum assunto, e depois de dar uma séria atenção preliminar a ela, eu precisava de um período de incubação subconsciente que não pudesse ser apressada e era se qualquer coisa impedida pelo pensamento deliberado ... tendo, por um tempo de concentração muito intensa, plantou o problema na minha subconsciência, ele germinaria subterrânea até, de repente, a solução surgiu com uma clareza ofuscante, de modo que só permaneceu para escrever C O chapéu aconteceu como se estivesse em uma revelação."
--- Bertrand Russell
"Você nunca tem medo do julgamento de Deus em negar a ele? Certamente não. Eu também negei Zeus e Júpiter e Odin e Brahma, mas isso não me faz escrúpulos. Observe que uma parte muito grande da raça humana não acredita em Deus e não sofre punição visível em conseqüência. E se houvesse um Deus, acho que é muito improvável que ele tivesse uma vaidade tão desconfortável a ser ofendida por aqueles que duvidam de sua existência."
--- Bertrand Russell
"Enquanto o dogmatista é prejudicial, o cético é inútil ... ; Um é certo de saber, o outro de não saber. Que filosofia deve se dissipar é certeza, seja de conhecimento ou ignorância. O conhecimento não é tão preciso um conceito como é comumente pensado. Em vez de dizer "eu sei disso", devemos dizer "I mais ou menos sabia algo mais ou menos assim". ... O conhecimento em assuntos práticos não tem a certeza ou a precisão da aritmética."
--- Bertrand Russell
"Cristo disse: "Tu amor teu vizinho como Thy" e quando perguntado "Quem é o teu vizinho? Fomos para a parábola do bom samaritano. Se você deseja entender essa parábola como foi entendida por seus ouvintes, você deve substituir" alemães e japoneses "para samaritano. Eu temo que meus cristãos modernos se ressentem tal substituição, porque os obriguaria a perceber até onde eles partiram dos ensinamentos do fundador de sua religião."
--- Bertrand Russell
"Cada paixão isolada, é, isoladamente, insano; A sanidade pode ser definida como síntese de insanidades. Toda paixão dominante gera um medo dominante, o medo de sua não cumprimento. Todo medo dominante gera um pesadelo, às vezes em forma de fanatismo explícito e consciente, às vezes em paralisação, às vezes em um terror inconsciente ou subconsciente que encontra expressão apenas em sonhos. O homem que deseja preservar a sanidade em um mundo perigoso deve convocar em sua própria mente um parlamento de medos, no qual cada uma vez é votado absurdo por todos os outros."
--- Bertrand Russell
"A demanda pela certeza é aquela que é natural para o homem, mas é, no entanto, um vício intelectual. Se você levar seus filhos para um piquenique em um dia duvidoso, eles exigirão uma resposta dogmática sobre se ficará bem ou molhada, e ficará desapontado em você quando você não pode ter certeza."
--- Bertrand Russell
"Eu gostaria de acreditar que a religião do meu povo, que era exatamente o que eu poderia desejar, mas infelizmente é impossível. Eu realmente não tenho religião, para o meu Deus, ser um espírito mostrado apenas por razões para existir, suas propriedades totalmente desconhecidas, não é ajuda para a minha vida. Eu não tenho a confortável doutrina de Parson que toda boa ação tem sua recompensa, e todo pecado é perdoado. Toda a minha religião É isto: Faça todos os direitos e não espere recompensa por isso, seja aqui ou daqui em diante."
--- Bertrand Russell
"Um bom sistema social não deve ser protegido por tornar as pessoas altruístas, mas, fazendo seus próprios impulsos vitais se encaixam em outros povos. Isso é viável. Aqueles que produziram filosofias estóicas têm o suficiente para comer e beber. Eu sinto que vou encontrar a verdade no meu leito de morte e ser cercado por pessoas muito estúpidas para entender - silenciando sobre medicamentos em vez de procurar por sabedoria. Eu odeio ser todos arrumados como um livro em uma biblioteca onde ninguém lê - a prisão é horrivelmente assim."
--- Bertrand Russell