Frases de Baron d'Holbach
Mais citações e provérbios de Baron d'Holbach sobre:
"Religião já encheu a mente do homem com escuridão, e o manteve em ignorância de seus deveres reais e verdadeiros interesses. É lamente dissipando as nuvens e fantasmas da religião, que descobriremos a verdade, a moralidade e a razão. A religião nos desvia das causas dos males, e desses remédios que a natureza defende, longe da cura; Só agrava, perpetua e multiplica-os."
--- Baron d'Holbach

"Se a experiência ser consultada, será encontrada não há nenhuma ação, embora abominável, que não recebeu o aplauso de algumas pessoas. Parrismo - o sacrifício de crianças - roubo - usurpação - crueldade - intolerância - prostituição Por sua vez foram ações licenciadas, e foram consideradas ações louváveis e meritórias com algumas nações da terra. Acima de tudo, a religião consagrou a alfândega mais irracional, a mais revoltante."
--- Baron d'Holbach

"É, portanto, a religião apaixonou o homem de sua infância, enche-o de vaidade e fanatismo: se ele tem uma imaginação aquecida, o leva para a fúria ; Se ele tem atividade, isso faz dele um louco, que é freqüentemente tão cruel para si mesmo, como ele é perigoso e incómodo para os outros: se, pelo contrário, ele será flegmático ou de um hábito preguiçoso, ele se torna melancólico e é inútil sociedade"
--- Baron d'Holbach

"Os homens sempre se enganam quando abandonam a experiência para os sistemas nascidos da imaginação. O homem é o trabalho da natureza, ele existe na natureza, ele está sujeito às suas leis, ele não pode se libertar, ele não pode sair mesmo em pensamento; É em vão que seu Espírito quer subir além dos limites do mundo visível, ele é sempre forçado a retornar."
--- Baron d'Holbach

"Como poderia o progresso da mente humana, enquanto atormentou com fantasmas assustadores, e guiados por homens, interessados em Perpetuando sua ignorância e medos? O homem foi forçado a vegetar em sua estupidez primitiva: ele foi ensinado histórias sobre poderes invisíveis sobre quem sua felicidade deveria depender. Ocupado exclusivamente por seus medos, e por devaneios ininteligíveis, ele sempre esteve à mercê de sacerdotes, que reservaram a si mesmos o direito de pensar por ele, e de dirigir suas ações."
--- Baron d'Holbach

"A persuasão interna que somos livres para fazer, ou Não fazer uma coisa, é apenas uma mera ilusão. Se traçarmos o verdadeiro princípio de nossas ações, descobriremos que são sempre conseqüências necessárias de nossas volições e desejos, que nunca estão em nosso poder. Você se acha livre, porque você faz o que quiser; Mas você está livre para, ou não será; desejar, ou não desejar? Não são suas volições e desejos necessariamente excitados por objetos ou qualidades totalmente independentes de você?"
--- Baron d'Holbach

"O Jeová dos judeus é um tirano suspeito, que não respira nada além de sangue, assassinato e carnificina e quem exige que eles o nutre com os vapores de animais. O Júpiter dos Pagans é um monstro lascivo. O moloco dos fenicianos é um canibal. A mente pura dos cristãos resolveram, a fim de apaziguar sua fúria, para crucificar seu próprio filho. O Deus selvagem dos mexicanos não pode ser satisfeito sem milhares de mortais que são imolados ao seu apetite sanguinário."
--- Baron d'Holbach

"Dúvida não é uma condição agradável , mas certeza é um absurdo. O que é mais repelente no sistema da natureza - depois da receita para fazer enguias de farinha - é a audácia com a qual decide que não há Deus, sem ter tentado a impossibilidade. Se Deus não existisse, ele teria que ser inventado. "Mas toda a natureza chora em voz alta que ele existe: que existe uma inteligência suprema, um imenso poder, uma ordem admirável, e tudo nos ensina nossa própria dependência."
--- Baron d'Holbach

"As pessoas sofreram e se tornaram insanas por séculos pelo pensamento de punição eterna após a morte. Não seria melhor depender da matéria cega ... do que um deus que coloca armadilhas para as pessoas, convida-os ao pecado e lhes permite pecar e cometer crimes que ele poderia evitar. Apenas para finalmente pegar o prazer bárbaro para puni-los de maneira excessiva, sem uso para si mesmo, sem que eles mudam seus caminhos e sem o seu exemplo, impedindo que os outros cometem crimes."
--- Baron d'Holbach

"Deus, nos é dito, está disposto a tornar-se inconsistente e ridículo, para confundir a curiosidade daqueles a quem, somos ao mesmo tempo informados, ele deseja iluminar por sua graça especial. O que devemos pensar em uma revelação que, longe de nos ensinar qualquer coisa, é calculada para escurecer e enigma as ideias mais claras?"
--- Baron d'Holbach

"Nada da natureza; é médio ou desprezível, e é apenas orgulho, originário de uma falsa ideia de nossa superioridade, o que causa nosso desprezo por algumas de suas produções. Nos olhos da natureza, no entanto, a ostra que vegeta no fundo do mar é tão querida e perfeita quanto o orgulhoso biped que devora."
--- Baron d'Holbach

"O que, de fato, é ateu? Ele é aquele que destrói delírios que são prejudiciais à humanidade, a fim de liderar os homens de volta à natureza, à realidade, à razão. Ele é um pensador que, tendo refletido sobre a natureza da matéria, sua energia, propriedades e formas de agir, não tem necessidade de poderes idealizados ou inteligências imaginárias para explicar os fenômenos do universo e as operações da natureza."
--- Baron d'Holbach
