Frases Sobre "Brahman"
"A razão pela qual eu não sei nada sobre mim, a razão pela qual Siddhartha permaneceu alienígena e desconhecido para mim é devido a uma coisa, para uma única coisa - eu estava com medo de mim mesmo, eu estava fugindo de mim mesmo. Eu estava procurando Atman, eu estava procurando Brahman, eu estava determinado a me desmembrar e rasgar suas camadas de casca, a fim de encontrar em seu desconhecido recesso mais íntimo o kernel no coração dessas camadas, o atman, a vida, o princípio divino, a vida, o princípio divino, o último. Mas ao fazê-lo, eu estava me perdendo."
--- Hermann Hesse
"A maior verdade é excluir, não adicionar. Para se livrar das coisas que você acredita agora. Então se esvazie totalmente e completamente. Todas as suas idéias, seus sentimentos, todos precisam ser esvaziados por você. Quando você se torna totalmente e completamente vazio, não há nada que você tenha que fazer para preenchê-lo novamente. O vazio é a realização. O vazio é Brahman. O vazio é o eu. O vazio é sua natureza real."
--- Robert Adams
"Sempre lembre-se profundamente em seu coração que tudo está bem e Tudo está desdobrando como deveria. Não há erros em nenhum lugar, a qualquer momento. O que parece estar errado é simplesmente sua falsa imaginação. Isso é tudo. Mas vivemos em um universo de Brahman, da realidade absoluta, da consciência autocontânea, onde há perfeição, vida perfeita, bem-aventurada perfeita. Essa perfeição não conhece nada sobre errado e certo, bom e ruim, feliz e triste. Sabe-se apenas como perfeição. E você é isso."
--- Robert Adams
"Diferentes pessoas chamam [deus] por diferentes nomes : Alguns como Allah, alguns como Deus, e outros como Krishna, Siva e Brahman. É como a água em um lago. Alguns bebem em um só lugar e chamam de 'Jal', outros em outro lugar e chamam isso de 'Pani', e ainda outros em terceiro lugar e chamam de 'água'. Os hindus chamam de "Jal", a água dos cristãos e os muçulmanos "pani". Mas é uma e a mesma coisa."
--- Ramakrishna
"O Rishis of Velho alcançou o conhecimento do Brahman. Não se pode ter isso desde que haja o menor traço de mundanismo. Quão difícil os rishis trabalhavam! De manhã cedo, eles desapareceriam do eremitério e passariam o dia inteiro em solidão, meditando em Brahman. À noite, eles retornariam ao Hermitage e comeriam um pouco de frutas ou raízes. Eles mantiveram a mente distante dos objetos de visão, audição, toque e outras coisas de uma natureza mundana. Só assim eles perceberam o Brahman como sua própria conciousidade interior."
--- Ramakrishna
"O que Brahman não pode ser descrito. Todas as coisas do mundo - os Vedas, as Puranas, os Tantras, os seis sistemas de filosofia - foram contornados, como alimentos que foram tocados pela língua, pois foram lidos ou pronunciados pela língua. Apenas uma coisa não foi descontraída dessa maneira, e isso é Brahman. Ninguém jamais foi capaz de dizer o que é Brahman."
--- Ramakrishna
"Apenas como uma pedra, uma árvore, uma palha, grãos, um tapete, um pano, um pote, e assim por diante , quando queimados, são reduzidos à terra (do qual eles vieram), então o corpo e seus órgãos sentidos, em serem queimados no fogo do conhecimento, se tornam conhecidos e são absorvidos em Brahman, como a escuridão à luz do sol."
--- Adi Shankara
"Há uma bela expressão disso no Chandogya Upanishad: 'Há esta cidade de Brahman, (que é o corpo), e nesta cidade há um santuário e nesse santuário há um pequeno lótus, e naquele lótus há um pequeno espaço, (Akasa). Agora, o que existe dentro desse pequeno espaço, isso é para ser procurado, isso deve ser entendido. Esta é a grande descoberta dos Upanishads, este santuário interior, este Guha, ou caverna do coração, onde o sentido interior da vida, de toda a existência humana, é encontrado."
--- Bede Griffiths