Frases Sobre "Leveza Insuportável"
"Para a Sabina, vivendo na verdade, mentindo nem para nós mesmos nem para os outros, foi possível apenas longe do público: no momento em que alguém mantém um olho sobre o que fazemos, involuntariamente os subsídios para esse olho, e nada que fazemos é verdadeiro. Ter uma publicação IC, mantendo um público em mente, significa viver em mentiras."
--- Milan Kundera
"Mas foi amor? A sensação de querer morrer ao lado dela era claramente exagerada: ele a tinha visto apenas uma vez antes em sua vida! Foi simplesmente a histeria de um homem, que, consciente profundamente de sua inaptidão pelo amor, sentiu a necessidade auto-ilustradora de simulá-lo?"
--- Milan Kundera
"Ela tinha um desejo esmagador de dizer a ele, como o mais banal das mulheres. Don ' Te deixe-me ir, me segure apertado, faça-me seu brinquedo, seu escravo, seja forte! Mas eles eram palavras que ela não podia dizer. A única coisa que ela disse quando ele disse quando ele disse quando a libertou de seu abraço era: "Você não sabe o quão feliz eu estou com você." Essa foi a maioria dela natureza reservada permitiu que ela expressasse."
--- Milan Kundera
"Quando queremos dar expressão a um Situação dramática em nossas vidas, tendemos a usar metáforas de peso. Dizemos que algo se tornou um grande fardo para nós. Nós carregamos o fardo ou falhamos e descemos com isso, nós lutamos com ele, ganhamos ou perdem. E Sabina - o que tinha vindo por cima dela? Nada. Ela havia deixado um homem porque sentia vontade de deixá-lo. Ele a perseguiu? Ele tinha tentado se vingar dela? Não. Seu drama era um drama não de peso, mas de leveza. O que caiu para o seu lote não era o fardo, mas a leveza insuportável de ser."
--- Milan Kundera
"Qualquer um cujo objetivo é 'algo mais alto' deve esperar que algum dia sofra vertigem. O que é vertigem? Medo de cair? Não, a vertigem é algo diferente do medo de cair. É a voz do vazio abaixo de nós que tenta e nos atrai, é o desejo de cair, contra o qual, aterrorizado, nos defendemos."
--- Milan Kundera