Frases Sobre "Matisse"
"Picasso e Matisse foram os caras que eu queria fugir, e o cubismo é todos ainda lifes. Suas pinturas são todos desenhos fechados. E ainda a vida é uma forma perfeita para isso. Por meio dos050, eu meio que deixei cair a vida ainda. A grande imagem era uma maneira de se aproximar deles também. Os expressionistas abstratos também estavam na grande forma porque era uma maneira de se locomover em torno de Matisse e Picasso. Picasso não pode pintar pinturas grandes. Matisse não se incomodou depois de um certo ponto."
--- Alex Katz
"Ninguém gostaria de pagar um centavo para uma tela vazia por mim. Mas seria completamente outro se a lona vazia fosse assinada por um grande artista. Eu ficaria surpreso se uma tela vazia por Picasso ou Matisse assinasse e inscrito com as palavras: 'Eu queria pintar tal e tal sobre esta tela, mas não fiz isso:' Não buscaria milhares ... Afinal, com um Lona vazia, as possibilidades são ilimitadas, e talvez seja o dinheiro."
--- Semir Zeki
"Modernismo de uma forma, o modernismo precoce, por exemplo, em fotos, estava se voltando contra a perspectiva e a Europa. E todo o modernismo precoce é realmente de fora da Europa, quando você pensa no cubismo é africano, está olhando para a África, Matisse está olhando para o arabesco, Oceania. A Europa era a projeção óptica que se tornara fotografia, que se tornara cinema, que se tornou televisiva e conquistou o mundo."
--- David Hockney
"Antes de fazer todos aqueles desenhos de linha adoráveis, Matisse faria desenhos de carvão realmente detalhados e os rasgaram. Ele não os deixaria sobre isso ... Eu entendo o que ele estava fazendo: descobrindo o que há ... para tornar a linha significativa, encontrar uma solução linear."
--- David Hockney
"Futurismo e cubismo são comparáveis em importância para a invenção da perspectiva, para a qual substituíram um novo conceito de espaço. Todos os movimentos subseqüentes foram latentes neles ou trazidos por eles .. Os dois movimentos não podem ser considerados em oposição um ao outro, embora eles começaram a partir de pontos opostos; Eu mantenho [uma ideia aprovada por Appolinaire e posteriormente por Matisse que eles são dois extremos do mesmo sinal, tendendo a coincidir em certos pontos que somente o instinto poético do pintor pode descobrir: 'poesia' sendo o conteúdo e 'raison d' Tre 'de arte."
--- Gino Severini