Frases de "Hassan Blasim" sobre "DESIGUALDADE"
"Todas as crianças do mundo, quando elas vão à escola, têm o direito de estudar em sua língua materna. Mas nós vamos para a escola e corremos em árabe literário como filhos. Parece uma língua estrangeira. As palavras para "casa" ou "mesa" ou "lâmpada" não são as mesmas que as palavras que usamos em casa, e a maioria das outras palavras são alienígenas para as crianças na escola. O árabe clássico é uma das prisões do mundo árabe."
--- Hassan Blasim
"Na aula de arte na escola aprendemos a desenhar tanques e soldados que abrem fogo no [líder iraniano ayatollah] Khomeini e sua barba. Eles não nos ensinaram os nomes das flores que cresceram ao nosso redor na cidade - flores silvestres de todos os tipos e todas as cores. O professor de matemática costumava chicotear as crianças com o cinto de calças. Meu pai era constantemente violento para minha mãe pelas razões mais triviais."
--- Hassan Blasim
"É verdade que nós no Iraque estão agora pagando um preço pesado Como conseqüência da violência sem sentido, mas, no entanto, há muitas coisas positivas que acontecem geralmente por parte das pessoas nos países árabes que viviam em escuridão e silêncio absoluto por causa da ditadura. As pessoas nos países árabes agora estão falando e fazendo muitas perguntas sobre direitos humanos, minorias, religião, democracia, "o outro", e assim por diante."
--- Hassan Blasim
"Quando minhas histórias foram traduzidas em outros idiomas e recebeu bons comentários na imprensa internacional e ganhou prêmios, alguns festivais árabes e jornais começaram a se interessar pelo que eu tinha produzido. Esse interesse árabe repentino é uma forma de hipocrisia e absurdo."
--- Hassan Blasim
"Minhas histórias foram traduzidas e tinham muitos comentários antes de eu ter uma entrevista com qualquer jornal internacional ou árabe. Se as histórias não tivessem sucesso, você não teria me perguntado a minha posição em festivais árabes e eu não estaria interessado nos festivais de qualquer maneira, porque eu estaria em reclusão, escrevendo."
--- Hassan Blasim
"Sempre que saímos para filmar na rua, acabaríamos na delegacia de polícia e nos escritórios de alguma outra agência de segurança. Eles deliberadamente se intimidaram. Eu me mudei para o Curdistão e mudei meu nome e fiz meu primeiro longa-metragem no Curdistão com recursos muito básicos."
--- Hassan Blasim
"O mundo árabe está cheio de corrupção, no tempo das ditaduras e no tempo da anarquia. Essa corrupção não é apenas na política e na economia, mas também no campo da atividade criativa. Há uma elite que controla os festivais, os jornais e os comentários. Eles são apenas um clique corrupto sem interesse na criatividade."
--- Hassan Blasim
"Não há violência pior do que a violência do Iraque. Nos últimos cinquenta anos, o Iraque viveu um pesadelo de violência e terror. Tem sido uma experiência horrível e as pessoas no Iraque precisarão de muito tempo e trabalharão para superar os efeitos desastrosos. Mas primeiro temos que pensar em como parar a violência, para que o sangue pare. Apesar de tudo, no nível pessoal, não perco facilmente a esperança."
--- Hassan Blasim
"Costumávamos assistir às execuções. Eu mencionei isso em uma das minhas histórias. Havia um pedaço de chão aberto perto da área onde vivíamos e costumávamos jogar futebol lá. Foi aí que costumavam realizar execuções públicas para soldados que abandonaram o exército e os membros da resistência curda."
--- Hassan Blasim
"Enquanto eu estava estudando filme na Academia, os problemas começaram. Eu não era um ativista político diretamente no tempo de Saddam [Hussein], porque o ditador era tão cruel e brutal que ninguém poderia criticar ou reclamar. Eu me senti fútil e vazio. A única solução no Iraque foi fugir."
--- Hassan Blasim
"Perder Hope significa cessar meu filho e minha namorada e muitos amigos e pessoas ao redor do mundo. Nós no Iraque não descemos de outro planeta. Assim como as pessoas em muitos outros países ficaram sobre a tragédia da guerra, o Iraque superará sua provação. Eu estou falando sobre a essência da humanidade. A esperança é misturada no sangue de todo ser humano, em todos os lugares e em toda vez."
--- Hassan Blasim