Frases de "Jean Piaget" sobre "DANDO"
"Para o fato fundamental da psicologia humana é que a sociedade, em vez de permanecer quase inteiramente dentro do organismo individual como no caso de animais solicitados por seus instintos, torna-se cristalizado quase inteiramente fora dos indivíduos. Em outras palavras, as regras sociais, como Durkheim mostrou-se tão poderosamente, sejam lingüísticas, morais, religiosas ou legais, etc., não podem ser constituídas, transmitidas ou preservadas por meio de uma hereditariedade biológica interna, mas apenas através da pressão externa exercido por indivíduos um dos outros."
--- Jean Piaget
"A maioria dos pais são psicólogos pobres e dar aos seus filhos os treinamentos morais mais questionáveis. Talvez neste domínio que se percebesse o quão intensamente quão imoral pode ser acreditar demais na moralidade, e quanto mais precioso é uma pequena humanidade do que todas as regras do mundo."
--- Jean Piaget
"Se um bebê realmente não tem consciência de si mesmo e é totalmente dirigido por uma coisa e, ao mesmo tempo, todos os seus estados de espírito são projetados em coisas, nosso segundo paradoxo faz sentido: por um lado, pensou em bebês pode ser visto como alojamento puro ou movimentos exploratórios, mas do outro este O mesmo pensamento é apenas um sonho acordado por longo, completamente autístico."
--- Jean Piaget
"Há pouco misticismo sem um elemento de transcendência e, inversamente, não há transcendência sem certo grau de egocentrismo. Pode ser que a gênese dessas experiências seja solicitada na situação única da própria criança em relação aos adultos. A teoria da origem filial do sentido religioso parece-nos convencer singularmente nesta conexão."
--- Jean Piaget
"ANTES de jogos são jogados em comum, nenhuma regra no sentido correto pode se tornar a existência. Regularidades e esquemas ritualizados já estão lá, mas esses ritos, sendo o trabalho do indivíduo, não pode chamar essa submissão a algo superior ao eu que caracteriza a aparência de qualquer regra."
--- Jean Piaget
"De uma só vez, muitos filósofos detiveram que "leis de pensamento" sem falhas "eram de alguma forma inerentes, a priori, na própria natureza da mente. Esta crença foi abalada duas vezes no século passado; Primeiro, quando Russell e seus sucessores mostraram como os homens lógicos empregam podem ser defeituosos, e mais tarde quando Freud e Piaget começaram a revelar as maneiras tortuosas em que nossas mentes realmente desenvolvem ."
--- Jean Piaget
"O principal objetivo da educação é criar homens que são capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que Outras gerações fizeram homens que são criativos, inventivos e descobertos. O segundo objetivo da educação é formar mentes que podem ser críticas, podem verificar, e não aceitar tudo o que são oferecidos."
--- Jean Piaget
"As relações entre pais e filhos são certamente não apenas as de restrição. Há afeição mútua espontânea, que desde a primeira pede a criança a atos de generosidade e até mesmo de auto-sacrifício, a demonstrações muito tocantes que não são prescritas. E aqui, sem dúvida, é o ponto de partida para aquela moralidade do bem que veremos desenvolvendo ao lado da moralidade do direito ou dever, e que em algumas pessoas substitui completamente."
--- Jean Piaget
"Foi enquanto ensinava a filosofia que vi como se pode dizer ... O que se quer dizer. ... Na verdade, fiquei particularmente ciente se os perigos da especulação ... é muito mais fácil do que cavar os fatos. Você se senta no seu escritório e constrói um sistema. Mas com o meu treinamento em biologia, senti esse tipo de empreendimento precarioso."
--- Jean Piaget
"A criança que define uma mentira como sendo uma "palavra impertinente" sabe perfeitamente que a mentira consiste em não falar a verdade. Ele não é, portanto, confundindo uma coisa para outra, ele está simplesmente identificando-os um com outro pelo que nos parece uma extensão pitoresca da palavra "mentira"."
--- Jean Piaget
"Mistura de assimilação para esquemas anteriores e adaptação ao Condições reais da situação é o que define inteligência do motor. Mas e esta é onde as regras são existentes assim que um equilíbrio é estabelecido entre adaptação e assimilação, o curso de conduta adotado torna-se cristalizado e ritualizado. Os novos esquemas são ainda estabelecidos que a criança procura e retém com cuidado, como se fossem obrigatórias ou acusadas de eficácia."
--- Jean Piaget
"Muita pesquisa na psicologia tem sido mais preocupada com o que grandes grupos de pessoas se comportam do que sobre as formas particulares em que cada pessoa pensa ... muito estatística. Eu acho isso desapontante porque, a minha opinião da história da psicologia, muito mais foi aprendida, por exemplo, quando Jean Piaget passou vários anos observando as maneiras que três crianças se desenvolveram, ou quando Sigmund Freud levou vários anos para examinar o pensamento de um pensamento de Número bastante pequeno de pacientes."
--- Jean Piaget
"A discussão do jogo de mármores parece ter nos levado a águas profundas. Mas aos olhos das crianças a história do jogo de mármores tem muita importância que a história da religião ou de formas de governo. É uma história, além disso, isso é magnificamente espontâneo; E, portanto, talvez não seja totalmente inútil buscar lançar luz sobre o julgamento moral da criança por um estudo preliminar do comportamento social das crianças entre si."
--- Jean Piaget
"A necessidade de falar a verdade e até mesmo para procurá-lo A si mesmo é concebível apenas na medida em que o indivíduo pensa e age como uma das sociedades, e não de qualquer sociedade (pois é apenas as relações de restrição entre superior e inferior que muitas vezes impulsionam a última para a prevaricação), mas de uma sociedade fundada Reciprocidade e respeito mútuo, e, portanto, sobre a cooperação."
--- Jean Piaget
"Em determinadas circunstâncias em que ele experimenta em novos tipos de conduta cooperando com seus iguais, a criança já é adulta. Há um adulto em todas as crianças e uma criança em todos os adultos. Existe na criança certas atitudes e crenças que o desenvolvimento intelectual mais e mais tenderá a eliminar: há outros que adquirirão mais e mais importância. Quanto mais tarde não são derivados do primeiro, mas são parcialmente antagônicos para eles."
--- Jean Piaget
"É como sua própria mente entra em contato com os outros que a verdade começará a adquirir valor nos olhos da criança e Consequentemente, se torne uma demanda moral que pode ser feita sobre ele. Enquanto a criança permanecer egocêntrica, a verdade como tal deixará de lhe interessar e não verá nenhum dano na transposição de fatos de acordo com seus desejos."
--- Jean Piaget