Frases de "Josef Pieper" sobre "SENTIMENTOS"
"Se neste teste supremo, diante do qual o Baggart cai silencioso e todo gesto heróico é paralisado, um homem caminha direto para a causa do seu medo e não é dissuadido de fazer aquilo que é bom - o que significa, em última análise, e, portanto, não da ambição ou do medo de ser levado para um covarde - este homem, e Sozinho, é verdadeiramente corajoso."
--- Josef Pieper
"As coisas materiais têm fronteiras fechadas; Eles não são acessíveis, não podem ser penetrados, por coisas do lado de fora. Mas a existência de alguém como um ser espiritual envolve ser e permanecendo e, ao mesmo tempo, admitindo e se transformando em si mesmo a realidade do mundo. Nenhuma outra coisa material pode estar presente no espaço ocupado por uma casa, uma árvore ou uma caneta de fonte. Mas onde há mente, a totalidade das coisas tem espaço; É "possível que em um único ser a abrangência de todo o universo possa habitar."
--- Josef Pieper
"Repasso, lazer, paz, pertencer entre os elementos da felicidade. Se não escapamos de Harried Rush, da louca busca, da agitação, da necessidade de cuidados, não estamos felizes. E a contemplação? Sua própria premissa é a liberdade dos grilhões da ocupação do workaday. Além disso, ele mesmo realiza essa liberdade em virtude de ser intuição."
--- Josef Pieper
"Se Deus realmente se tornasse encarnado, e se sua encarnação puder com a justiça obrigar o homem a mudar sua vida, então não temos alternativa, mas para conceber essa encarnação como algo que ainda está presente e que permanecerá presente para todos os futuros Tempo. ... O que acontece na celebração litúrgica da Eucaristia é algo para o qual todas as religiões da humanidade exerceram anseio, fracamente sentida estava chegando, e como uma regra mesmo prefigurada - a presença física dos logos divinos fez o homem, e a presença de Sua morte sacrificial, no meio da congregação comemorando os mistérios."
--- Josef Pieper
"... Cada gratificação aponta para o Ultimate, e que toda a felicidade tem alguma conexão com a eterna beatitude. Alguma conexão, se apenas isso: que todo cumprimento deste lado do céu revele instantaneamente sua inadequação. É imediatamente evidente que tais satisfações não são suficientes; Eles não são o que realmente procuramos; Eles não podem realmente nos satisfazer todos nós."
--- Josef Pieper
"O mais importante significado do valor exagerado que é definido no trabalho duro parece ser este: o homem parece desconfiar de tudo o que é fácil; Ele só pode desfrutar, com uma boa consciência, o que ele adquiriu com labuta e problemas; Ele se recusou a ter qualquer coisa como um presente."
--- Josef Pieper
"Agora o Código de Vida da Idade Média Alta disse algo inteiramente oposto a isso: que era precisamente falta de lazer, uma incapacidade de estar em lazer, que se juntou com a ociosidade ; que a inquietação do trabalho de trabalho para o trabalho surgiu de nada além da ociosidade. Há uma ligação curiosa no fato de que a inquietação de um fanatacismo autodestrutivo deve assumir a ausência de uma vontade de realizar algo."
--- Josef Pieper
"Uncreen abandono e a auto-entrega da alma ao mundo da sensualidade paralisa os poderes primordiais da pessoa moral: a capacidade de perceber, em silêncio , o chamado da realidade, e para fazer, no retiro deste silêncio, a decisão apropriada para a situação concreta da ação concreta."
--- Josef Pieper
"Felicidade e alegria não são os mesmos. Para o que o desejo fervoroso para a alegria significa? Não significa que desejemos a qualquer custo para experimentar o estado psíquico de ser alegre. Queremos ter razão para a alegria, por uma alegria incessante que nos enche completamente, varre tudo antes, excede toda a medida."
--- Josef Pieper
"A delícia que levamos em nossos sentidos é um desejo implícito de saber a razão final para as coisas, a causa mais alta. O desejo de sabedoria que a filosofia etimologicamente é um desejo das causas mais altas ou divinas. A filosofia culmina na teologia. Todos os outros conhecimentos contêm as sementes de contemplação do Divino."
--- Josef Pieper
"Apenas aqueles são chamados liberais ou livres que estão preocupados com o conhecimento; aqueles que estão preocupados com os fins utilitários ... são chamados servil ... A questão é ... O homem pode desenvolver ao Cheio como funcionário e um trabalhador e nada mais; pode uma existência humana completa ser contida dentro de uma existência exclusivamente workaday? declarou de forma diferente e traduzida de volta para nossos termos: Existe uma arte tão liberal?"
--- Josef Pieper