Frases de "Nicholas of Cusa" sobre "DESIGUALDADE"
"Nada poderia ser mais benéfico para até mesmo o mais zeloso pesquisador de conhecimento do que o fato de ser, de fato, mais aprendido naquela mesma ignorância que é peculiarmente dele; E quanto melhor um homem terá conhecido sua própria ignorância, maior será a sua aprendizagem."
--- Nicholas of Cusa
"Vemos que Deus implantou em todas as coisas um desejo natural de existir com o máximo medida de existência que é compatível com sua natureza particular. Para este fim, eles são dotados de faculdades e atividades adequadas; e por meio destes, há neles um discernimento que é natural e de acordo com o propósito de seu conhecimento, o que garante sua inclinação natural servindo ao seu propósito e poder atingir seu cumprimento nesse objeto em relação ao que é atraído pelo peso de sua própria natureza."
--- Nicholas of Cusa
"Se aquele já é um grande artista, quem sabe como edificar de um pequeno pedaço de madeira o rosto de um rei ou de uma rainha, uma formiga ou um camelo, quão grande é o maestria que pode formar Como a realidade tudo o que é em toda a potencialidade? Portanto, Deus, que é capaz de produzir a partir do mais minuto de matéria, a simulada de todas as formas que podem ser neste mundo e em infinitamente muitos mundos, é de sutileza admirável."
--- Nicholas of Cusa
"Assim como todo o movimento é de um movimento causa não amovível, então tudo divisível é de uma causa indivisível. No entanto, este mundo visível e corpóreo é, seguramente, de natureza divisível, uma vez que o que é o corpóreo é divisível. Portanto, este mundo é de uma causa anterior e indivisível."
--- Nicholas of Cusa
"Paul realmente queria revelar o Deus desconhecido aos filósofos e depois afirma dele, que nenhum intelecto humano pode concebê-lo. Portanto, Deus é revelado nele, que se sabe que todo intelecto é pequeno demais para se tornar uma figuração ou conceito dele. No entanto, ele nomeia a ele Deus, ou em grego, Theos."
--- Nicholas of Cusa
"Um determinado círculo não pode ser tão verdade que um mais verdadeiro não pode ser encontrado; e o movimento de uma esfera em um momento nunca é justamente igual ao seu movimento em outro, nem descreve os dois círculos semelhantes e iguais, mesmo que de aparências o oposto possa parecer verdade."
--- Nicholas of Cusa
"O mundo não tem circunferência. Certamente teria uma circunferência se tivesse um centro, caso em que ela conteria em si mesmo seu próprio começo e fim; E isso significaria que havia alguma outra coisa que impôs um limite para o mundo - outro sendo existente no espaço fora do mundo. Todas estas conclusões são falsas. Desde então, o mundo não pode ser fechado dentro de uma circunferência material e no centro, é ininteligível sem Deus como seu centro e circunferência."
--- Nicholas of Cusa
"Para nosso espírito intelectual tem o poder do fogo em si. Para nenhum outro propósito é enviado por Deus para a Terra do que isso brilha e crescer em uma chama. Quando está animado pela admiração, então cresce, como se o vento entrasse em um incêndio excitado seu potencial para a realidade. Se apreendermos as obras de Deus, nos maravilhosos na sabedoria eterna."
--- Nicholas of Cusa
"Aqueles, no entanto, que viu aquele não pode atingir a sabedoria e a vida intelectual perene, a menos que seja dada através do dom da graça, e que a bondade do Deus Todo-Poderoso é tão grande que ele ouve aqueles que invocam seu nome, e eles ganham salvação, tornam-se humildes, reconhecendo que eles são ignorante e dirigiu sua vida como a vida de uma sabedoria eterna. E essa é a vida da virtuosa, que prosseguir no desejo pela outra vida, que é elogiada pelos santos."
--- Nicholas of Cusa
"Cada ângulo reconhece que é uma semelhança da verdadeira angularidade, para [cada ângulo] é ângulo não na À medida que o ângulo existe em si, mas na medida em que o ângulo existe em outra coisa, viz., em uma superfície. E assim, a verdadeira angularidade está presente em ângulos criáveis e retratáveis como em uma semelhança de si mesmo."
--- Nicholas of Cusa
"Se, portanto, o homem veio ao mundo para procurar Para Deus e, se ele o encontrou, aderir a ele e encontrar repouso para aderir a ele - o homem não pode procurar por ele e alcançá-lo nesse mundo sensível e corpóreo, já que Deus é espírito, em vez de corpo, e não pode ser alcançado Na abstração intelectual, uma vez que alguém é capaz de conceber nada parecido com Deus, como ele afirma - como pode, portanto, procurá-lo para encontrá-lo?"
--- Nicholas of Cusa
"Tu és misericordioso; Quando todo o meu esforço é virado para ti porque todo o teu esforço é virado para mim; Quando eu olho para você sozinha com toda a minha atenção, nem nunca deixo de lado os olhos da minha mente, porque tu me envolva com a sua constante consideração; Quando eu direciono meu amor em relação a você sozinho Porque tu, quem é o amor de arte, te virou em minha direção sozinha. E o que, Senhor, é a minha vida, salve que abraçar em que a tua doçura deliciosa é tão amorosamente me enlear?"
--- Nicholas of Cusa
"Uma linha participa da simplicidade de um ponto mais do que uma superfície; e uma superfície [participe mais] do que um objeto material - como era evidente. A partir desta consideração de um ponto e um objeto material se eleva a uma semelhança do verdadeiro ser e do universo; E por meio de [este] simbolismo bastante claro [de um ponto] faz uma conjectura sobre o que foi dito."
--- Nicholas of Cusa
"Não há muitos começos, mas há um único começo, antes da multidão. Mas se você dissesse que os primórdios são plurais para além de sua participação daquela, essa afirmação se autodestruiria. Pois, certamente, esses começos plurais seriam iguais, em virtude de sua participação, e não parecidos, em virtude de sua não participação do único."
--- Nicholas of Cusa
"Foi afirmado que há uma espécie separada na Terra para corresponder a cada uma das estrelas. Agora, se a terra proporcionar em cada espécie, um foco para a ação de cada estrela, por que não pode ser feita uma disposição semelhante entre outros corpos celestes que estão sujeitos à ação de seus companheiros?"
--- Nicholas of Cusa
"Vida e perfeição, alegria e repouso e qualquer que todos os sentidos desejem, estejam no espírito distintivo, e com tudo eles têm tudo o que eles têm. Mesmo que os órgãos perdem no poder e a vida neles diminua na atividade, não diminui no espírito distintivo, a partir do qual recebem a mesma vida, quando a falha ou a enfermidade é removida."
--- Nicholas of Cusa
"Você é capaz de executar neste caminho, no qual Deus é encontrado acima de toda a visão, Audição, gosto, toque, cheiro, fala, sentido, racionalidade e intelecto. É encontrado como nenhum desses, mas acima de tudo como Deus dos deuses e rei de todos os reis. De fato, o rei do mundo do intelecto é o rei dos reis e senhor dos senhores no universo."
--- Nicholas of Cusa