Frases de "Norbert Elias" sobre "PESSOAS"
"Toquei aqui em um problema que é mascarado se alguém fala de racismo. E esse é o fato de que as principais diferenças entre o grupo estabelecido e de Outsiders, que criam tensão e irritação, não é a forma do rosto ou a cor da pele, mas a forma de comportamento: algo aprendido. A forma de comportamento e sentimento, de sentimento, é diferente nos grupos imigrantes da dos grupos estabelecidos, e isso pode dar origem a uma enorme irritação."
--- Norbert Elias
"Quando Benjamin Disraeli falou das "duas nações" na Grã-Bretanha, ele estava perfeitamente correto, apenas as classes trabalhadoras não eram exatamente uma nação. Mas a lacuna em padrões comportamentais e em perspectiva e, claro, em padrões de vida, eram enormes. E, no decorrer do tempo, pelo menos em países como a Grã-Bretanha, as classes trabalhadoras mais ou menos adotadas e tornaram-se assimiladas aos padrões das chamadas classes "gentis". Isso é assimilação. A classe trabalhadora dificilmente foi capaz de governar, mas eles não são mais estranhos em relação ao estado como eram antes."
--- Norbert Elias
"Os nativos da Inglaterra estão fechando suas portas para relacionamentos com asiáticos e africanos ou, para esse assunto, turcos e espanhóis. Enquanto os africanos e asiáticos da sua parte estão cada vez mais fechando suas portas também e o ressentimento em ambos os lados está aumentando. Esta tendência pode ser perigosa. Pode levar, mais cedo ou mais tarde, para a violência - mesmo neste país, que é tradicionalmente um adversário de violência."
--- Norbert Elias
"é preciso dar aos grupos minoritários uma espécie de recompensa, uma recompensa emocional, que vale a pena assimilar a este grupo de maioria específico. E se este grupo majoritário olha para baixo em si mesmo ... Se um grupo minoritário não for dado algum orgulho em assimilar a cultura de outro grupo, então o processo é muito difícil."
--- Norbert Elias
"Possugo de dizer que, em geral, existem três soluções para tal situação . Quero dizer não apenas na Holanda, mas em todos os lugares onde há grupos minoritários: na América, no Vietnã com os chineses. Em todos os lugares há o mesmo problema. Mas há fundamentalmente três, na verdade apenas duas soluções possíveis. Uma solução possível é que a minoria desprezada é capaz de estabelecer seu próprio estado em outro lugar. A outra solução é um grau maior ou menor de assimilação. E a terceira possibilidade, que não é uma solução, é a permanência da tensão e conflito ao longo do tempo."
--- Norbert Elias
"A maneira como se comporta e sente como holandês e holandês é o resultado de um longo desenvolvimento. Não é de modo algum "o caminho natural" ou "a maneira humana" de se comportar, é um determinado código de comportamento que se desenvolveu ao longo dos anos. E essas pessoas, o povo imigrante, vêm de um grupo onde diferentes padrões de conduta e comportamento se desenvolveram. O que confronta esses dois padrões de conduta e comportamento."
--- Norbert Elias
"O coração do processo de assimilação de absorver as minorias está na auto-imagem de uma nação. Existem, como você saberá, grandes diferenças, por exemplo, entre a auto-imagem dos franceses e do inglês. E os alemães, de acordo com sua história bastante quadriculada, tinham pelo menos no passado muito pouca capacidade para absorver minorias."
--- Norbert Elias
"Modos científicos de pensamento não podem ser desenvolvidos e se tornarem Geralmente aceito, a menos que as pessoas renunciem a sua tentativa primária, sem reflexão e espontânea de entender toda a sua experiência em termos de propósito e significado para si mesmos. O desenvolvimento que levou a um conhecimento mais adequado e o crescente controle da natureza era, portanto, considerado de um aspecto, também um desenvolvimento em relação ao maior autocontrole pelos homens."
--- Norbert Elias
"A integração na Alemanha foi facilitada pelo fato de que eu provavelmente sou da terceira geração. Então, passei por um processo de assimilação, dos judeus na sociedade alemã. Eu vivi quando criança na Alemanha, a sensação de estar cercado por pessoas de quem a maioria tinha muito fortes sentimentos anti-semitas. Mas havia uma coisa muito estranha em toda a milieu em que vivi: ninguém aceitou a estigmatização. É muito difícil. Ninguém, meu pai, por exemplo, jamais levaria a sério. Ele consideraria os anti-semitas como pessoas de nenhuma educação."
--- Norbert Elias
"Eu gostaria de lembrá-lo de que tanto assimilação quanto a integração se aplicam às classes trabalhadoras no século XIX, pelo menos na Grã-Bretanha e também na Alemanha. Como a maioria dos grupos de fora em comparação com o estabelecimento, as classes de trabalho foram tratadas mais ou menos com o mesmo tipo de estigmatização como grupos imigrantes são tratados hoje."
--- Norbert Elias
"É claro que você pode reconhecer mais facilmente os estranhos porque eles têm uma cor de pele diferente. Mas vamos tomar, por exemplo, a relação entre a maioria branca anglo-saxão protestante na América e nos negros. O que é importante aqui é que os negros eram os descendentes de escravos e foram excluídos do poder, enquanto a maioria branca os manteve na baía, mantinha-as para baixo, manteve-as onde elas são. Se os negros no futuro se tornaram assimilados e adquiridos iguais acesso de poder, se houvesse um presidente negro, muitas dessas coisas mudariam."
--- Norbert Elias
"Muitas vezes as pessoas que vivem em um gueto aceitarem algumas das estigmatizações contra elas. Eu menciono o caso de uma minoria japonesa a Burakumin, que era pura japonesa em descida, mas que se preocupou com o trabalho sujo: trabalho de couro, cadáveres e algumas outras coisas. Havia uma história famosa de um velho que perguntou: 'Fazer Você mesmo acredita que é o mesmo que os japoneses? E o estranho disse: 'Eu não sei, estamos sujos'. Esse tipo de consciência nunca esteve no entorno em que vivi. Um sempre sentiu como alguém que poderia se orgulhar, sendo alemão e judeu."
--- Norbert Elias
"O número daqueles que precisam ser assimilados à maioria não é muito alto . Permanece pequeno em comparação com os números da maioria. Mas há uma coisa - e essa é a principal razão para essa digressão - que francês e britânico têm em comum: até hoje eles têm um imenso orgulho em ser francês, em ser britânico. O fato de que, entretanto, ambos chegaram à terra um pouco ainda não afetou seu orgulho em sua própria nacionalidade e o fato de que, se eu pudesse expressá-lo dessa maneira, eles são sociedades de admiração mútua: quão bem os britânicos são, como Bem os franceses são."
--- Norbert Elias
"Talvez se possa nomear três ou quatro profissionais especialmente preocupados com a tarefa da construção da ponte entre a maioria e a minoria. A construção da ponte desse tipo requer um esforço de ambos os lados. Não é bom se a maioria só fizer isso. A questão é se há qualquer resposta, se as pessoas do outro lado do rio também desejam tentar construir uma ponte."
--- Norbert Elias
"Eu acho que um não só tem que fazer demandas no grupo estabelecido, mas também é necessário fazer demandas no grupo de fora. É preciso deixar claro: se você quiser sair, por favor faça isso. Mas se você quiser ficar aqui, um grau de acomodação para as perspectivas holandesas, maneiras holandesas, e um grau de identificação com a Holanda será esperada de você. Não há razão para que não possa haver turcos holandeses ou morroquinos holandeses. Mas pode-se esperar deles um grau de identificação, alguma mudança de sua própria identidade social."
--- Norbert Elias
"Debating o conceito de raça não significa que eu de forma alguma Considere isso como uma briga entre os vizinhos de onde eles vêm. Eu talvez tenha dito o suficiente quando eu disse que a alternativa à assimilação é que grupos imigrantes formam seu próprio estado ou vão embora por falta de aceitação. Por que deveria ser menos grave se brigas e dissensões sejam socialmente relacionadas? Afinal, as brigas e dissensões entre a Rússia e a América também não são raciais. E ainda assim eles me parecem extremamente perigosos."
--- Norbert Elias