Frases de "Baruch Spinoza" sobre "SENTIMENTOS"
"Eu deveria tentar tratar o vício humano e a loucura geometricamente ... As paixões de ódio, raiva, inveja e assim por diante, considerados em si mesmos, seguem a necessidade e eficácia da natureza ... Eu, portanto, tratarei a natureza e a força da emoção exatamente da mesma maneira, como se eu estavam preocupados com linhas, aviões e sólidos."
--- Baruch Spinoza
"Aquele que deseja vingança lesões por ódio recíproco viverá em miséria. Mas aquele que se esforça para afastar o ódio por meio de amor, lutas com prazer e confiança; Ele resiste igualmente um ou muitos homens e dificilmente precisa de toda a ajuda da fortuna. Aqueles que ele conquista com alegria"
--- Baruch Spinoza
"Aquele que vive de acordo com a orientação da razão se esforça o máximo possível para pagar o ódio, a raiva ou o desprezo dos outros para si com amor ou generosidade. ... O ódio é aumentado pelo ódio recíproco, e, por outro lado, pode ser extinto pelo amor, para que o ódio passe pelo amor."
--- Baruch Spinoza
"Todo mundo se esforça tanto quanto possível amar o que ele ama, e odiar o que ele odeia ... Esse esforço para fazer todo mundo aprovar o que amamos ou odeio é na ambição da verdade, e então vemos que cada pessoa pela natureza deseja que outras pessoas devem viver de acordo Para o seu modo de pensar."
--- Baruch Spinoza
"Todas as leis que podem ser violadas sem fazer qualquer uma lesão riram. Não, até agora eles de fazer qualquer coisa para controlar os desejos e paixões de homens que, pelo contrário, eles direm e incitam os pensamentos dos homens quanto mais para aqueles próprios objetos, pois sempre nos esforçamos para o que é proibido e desejo as coisas que somos não é permitido ter. E os homens de lazer nunca são deficientes na engenhosidade necessária para permitir que elas se apaixonem em enquadradas para regular as coisas que não podem ser totalmente proibidas ... quem tenta determinar tudo por lei irá fomentar crime em vez de diminuí-lo."
--- Baruch Spinoza
"O que quer que aumente, diminua, limita ou estenda o poder de ação do corpo, aumenta diminui, limites ou estende o poder de ação da mente. E qualquer queda, diminui, limites ou estende o poder de ação da mente, também aumenta, diminui, limites ou estende o poder de ação do corpo."
--- Baruch Spinoza
"Do que foi dito que podemos entender claramente a natureza do amor e do ódio. O amor não é nada além do prazer acompanhado pela ideia de uma causa externa: o ódio não é nada além da dor acompanhada pela ideia de uma causa externa. Além disso, vemos que quem ama necessariamente esforços para ter, e manter o presente para ele, o objeto de seu amor; Enquanto ele que odeia se esforça para remover e destruir o objeto de seu ódio."
--- Baruch Spinoza
"No estado da natureza, errado é impossível; Ou, se alguém fizer errado, é para si mesmo, não para outro. Porque ninguém pela lei da natureza é obrigado a agradar ao outro, a menos que ele escolha, nem para segurar qualquer coisa para ser bom ou mal, mas o que ele mesmo, de acordo com o seu próprio temperamento, pronuncia ser assim; e, para falar geralmente, nada é proibido pela lei da natureza, exceto o que está além do poder de todos."
--- Baruch Spinoza
"Como os hábitos de espírito dos homens diferem, de modo que um pouco mais prontamente abraçam uma forma de fé, outra Para o que se move para rezar pode se mover outro para zombar, concluo ... que todos devem ser livres para escolher por si mesmo as fundações de seu credo, e essa fé deve ser julgada apenas por suas frutas."
--- Baruch Spinoza
"Se a maneira que eu apontei como levando a este resultado (isto é, poder sobre as emoções pelo qual o homem sábio supera o homem ignorante) parece extremamente difícil, pode, no entanto, ser descoberto. As necessidades devem ser difíceis, já que é tão raramente encontrado. Como seria possível, se a salvação estivesse pronta para a nossa mão, e poderia sem grande trabalho, que deveria ser quase todos os homens negligenciados? Mas todas as coisas são excelentes são tão difíceis quanto são raras."
--- Baruch Spinoza
"Mais conceber, eu imploro, imploro, que uma pedra , enquanto continua em movimento, deve ser capaz de pensar e saber, que está se esforçando, tanto quanto possível, continuar a se mover. Tal pedra, sendo consciente apenas de seu próprio esforço e não de todo indiferente, acreditaria a ser completamente livre, e pensaria que continuava em movimento apenas por causa de seu próprio desejo. Esta é essa liberdade humana, que se orgulha de possuir, e que consiste apenas no fato, que os homens são conscientes de seu próprio desejo, mas são ignorantes das causas em que esse desejo foi determinado."
--- Baruch Spinoza
"Após experiência me ensinou que todos os arredores usuais da vida social são vãos e fúteis; vendo que nenhum dos objetos dos meus medos contidos em si mesmo qualquer coisa boa ou ruim, exceto na medida em que a mente é afetada por eles, eu finalmente resolvi para perguntar se poderia haver algum bom bom ter poder para se comunicar, o que Afetar a mente isoladamente, para a exclusão de todos os outros: seja, de fato, pode haver alguma coisa das quais a descoberta e a realização me permitiriam desfrutar de felicidade contínua, suprema e interminável."
--- Baruch Spinoza
"Na medida em que os homens são influenciados por inveja ou qualquer tipo de ódio, um para outro, eles são na variação, e, portanto, serem temidos em proporção, pois são mais poderosos do que seus companheiros. No entanto, as mentes não são conquistadas pela força, mas pelo amor e da mente alta."
--- Baruch Spinoza
"Estamos tão constituídos pela natureza que acreditamos facilmente as coisas que esperamos, mas Acredite apenas com dificuldade aqueles que tememos, e que consideramos essas coisas mais ou menos do que é apenas. Esta é a fonte das superstições pelo qual os homens em todos os lugares estão incomodados. Para o resto, eu don"
--- Baruch Spinoza
"Muitos erros, de uma verdade, consistem apenas na aplicação dos nomes errados das coisas. Pois se um homem disser que as linhas que são retiradas do centro do círculo para a circunferência não são iguais, ele entende pelo círculo, em todos os eventos para o tempo, algo mais que os matemáticos entende por ele."
--- Baruch Spinoza